Notícias

Anunciado o início do processo de credenciamento do Hospital do Câncer de Patrocínio

09/02/2018 às 15:20

Por meio de uma coletiva na manhã desta sexta-feira dia 9, o Prefeito Deiró Moreira Marra anunciou o tão aguardado pela comunidade local, credenciamento do Hospital do Câncer de Patrocínio Dr. José Figueiredo junto ao Sistema Único de Saúde – SUS. Segundo Deiró a reportagem da Difusora95, como o processo para o credenciamento não deve ocorrer tão rapidamente, podendo levar algo entorno de três meses, para a sua efetivação, a Prefeitura vai enviar a Câmara um projeto solicitando ao Legislativo a autorização para que sejam doados duzentos mil reais (R$210.000,00), por meio de três parcelas mensais de setenta mil reais para o uso do Hospital durante essa etapa de adequação para se credenciar. Ainda de acordo com Deiró Marra, as condicionantes requeridas pelo Ministério da Saúde, para o credenciamento por via Sus, terão que ser revistas, durante este prazo de três meses e para isso uma comissão composta por profissionais da Secretaria de Saúde do Município, bem como da Santa Casa de Patrocínio e do próprio Hospital do Câncer, foi montada visando essa readequação para a assinatura oficial do processo.
O projeto de credenciamento já se arrasta há mais de cinco anos, porém nos últimos dois, se tornou uma via mais próxima, pelo fato de estar nas “mãos” do Município, o start para o processo de credenciamento, mas desde a última administração municipal, estava paralisando na Secretaria de Saúde, ao que tudo indica pelo fato de o recurso que viria para o Hospital do Câncer de Patrocínio, após ser credenciado não ser suficiente para atender as demandas atuais e as que surgiriam com esse credenciamento, visto que aumentaria o número de pacientes não só do Município, mas também dos demais que compõem a microrregião de Patrocínio.

Humberto Donizete Ferreira Secretário Municipal de Saúde, explicou a reportagem da Difusora95, que o prefeito juntamente a pasta estiveram tão logo assumiram a gestão, ao longo de 2017, tentando uma alternativa de locação de recurso extra junto a Secretaria de Estado da Saúde bem como no Ministério da Saúde, para que o credenciamento pudesse ocorrer e não prejudicar nenhuma outra área da saúde oferecida a população, visto que o que estava sendo oferecido anteriormente para o credenciamento era tão somente o recurso do Sus, o que sozinho não era suficiente para manter os atuais e futuros pacientes do HC, sendo necessário recursos do Município o que tornava o credenciamento impossível. Segundo Bebé através da influência que o prefeito Deiró tem tanto no governo de Minas quanto no governo federal, foi possível viabilizar um recurso novo da ordem de seis milhões de reais, a ser repassado em parcelas de quinhentos mil reais mensais, o que vai oportunizar o credenciamento.

Thiago Miranda de Oliveira Presidente do Hospital do Câncer de Patrocínio em entrevista a Difusora95, disse ter ficado extremamente feliz com o anuncio dado pelo prefeito e que vai possibilitar ao Hospital continuar a receber e manter pacientes novos na unidade. Thiago ressaltou ainda o bom diálogo mantido entre a direção do HC e a administração do prefeito Deiró, que deixaram de lado as questões políticas e pensaram primeiramente na cidade. “Nós trabalhamos com diálogo, com entendimento, com união, foi isso que trouxe esse resultado. Essa união de lideranças é necessária para o bem de Patrocínio. Precisamos esquecer as rivalidades políticas e pensar na cidade, pois assim quem ganha não somos nós que estamos hoje à frente de alguma instituição, afinal amanhã ou depois, nós não estamos mais, pois, são cargos passageiros, e se nós nos unimos, quem ganha com isso é toda a população” enalteceu Miranda parabenizando a administração pelo empenho.

José Carlos Dias Provedor da Santa Casa de Patrocínio disse que essa é uma notícia pra se comemorar muito, pois é algo que a comunidade não só de Patrocínio, mas, da microrregião esperava para saúde pública. José Carlos disse que por meio dessa parceria de mãos dadas entre Santa Casa, Secretaria de Saúde e Hospital do Câncer é que o credenciamento está sendo possível. Segundo o provedor para a efetivação do credenciamento, uma seria de adequações terão de ser feitas, o que ele acredita que nesta parceria com a Prefeitura, através do prefeito Deiró, do Secretario Bebé, do presidente Thiago Miranda e a diretoria do Hospital do Câncer, bem como dos conselheiros da Santa Casa, vai ser viabilizada a questão do credenciamento bem como muitas melhorias para a saúde pública no Município.

Vale aqui lembrar que o credenciamento se dará por meio da Santa Casa de Patrocínio que por sua vez repassará os serviços ao Hospital do Câncer. A expectativa é de que o Hospital do Câncer de Patrocínio inicie os atendimentos diante ao credenciamento ainda neste semestre do ano.

Durante entrevista a Difusora95, o secretário Bebé, o provedor José Carlos e o presidente Thiago, também foram unânimes em pedir a comunidade para que mantenham as doações ao Hospital sejam elas em dinheiro, alimentos, ou por meio de campanhas, visto que o Hospital mesmo credenciado vai demandar deste apoio que tem sido feito pela comunidade local e até regional desde o início das atividades do HC.

José Antonio/Grupo Difusora de Comunicação.

José Antonio/Grupo Difusora de Comunicação.