Notícias

Cafeicultores de Patrocínio e “Região” estão na Europa divulgando a cafeicultura do Cerrado Mineiro

23/06/2018 às 16:17

Foto/rede social de Juliano Tarabal.

Liderados pela Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro, uma comitiva de cafeicultores de Patrocínio Capital Nacional do Café, bem como de outras áreas do Cerrado Mineiro, está na Europa, participando da World of Coffee que está sendo realizada em Amsterdam, Holanda. A Feira é hoje a maior do seguimento realizada na Europa e acontece entre quinta-feira dia, 21 até este sábado dia, 23 de junho. Segundo o superintendente da Federação, Juliano Tarabal, em entrevista a reportagem da Difusora95, a Federação dos Cafeicultores está com stand na World of Coffee, e com o apoio das cooperativas filiadas a ela. Tarabal citou em especial duas de Patrocínio, a Acarpa e a Expocaccer que estão com produtores associados, presentes na Feira. De acordo com o superintendente, o evento é mais uma oportunidade para a promoção de cafés especiais da Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro, por ser o maior evento na Europa. O espaço oportuniza aos milhares de visitantes conhecer um pouco mais da Região do Cerrado Mineiro, sua estrutura, lavouras, bem como a sua história na cafeicultura.

O patrocinense Gabriel Alves Nunes, autor e proprietário do café mais valorizado do mundo (Campeão da categoria “Pulped Naturals” do Cup of Excellence – Brazil 2017, onde através de leilão, à saca foi arrematada por R$ 55,5 mil, sendo este o maior valor registrado na história mundial.), e produzido em terras do Município de Patrocínio Capital Nacional do Café, a reportagem da Difusora95, disse que ficou muito feliz ao ver a receptividade que os cafés especiais da Região do Cerrado Mineiro, estão tendo na Europa. “Isso é uma oportunidade para todos os produtores do Cerrado, que estão trabalhando para a produção de cafés especiais, e eu estou aqui vendo de perto na Europa, que fazer cafés especiais, por mais difícil que seja, é compensatório o investimento, pois o café especial está ganhando espaço a cada dia que passa, e que os cafés especiais estão em um mercado promissor com sinais diários de expansão” enalteceu Gabriel Nunes.

O presidente da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – EXPOCACCER, Ricardo dos Santos Bartholo, disse ter ficado impressionado com a abertura de mercados que o Café do Cerrado tem obtido na Europa. De acordo com Bartholo, todo o trabalho feito ao longo dos anos, por todos da Federação e Cooperativas em especial a Expocaccer está sedimentando a Região do Cerrado Mineiro, como sendo uma área de produtores de cafés de altíssima qualidade.

“Eu mais uma vez fico impressionado com a abertura que está tendo o nosso Café do Cerrado, a receptividade dos nossos clientes europeus com relação à qualidade dos cafés do Cerrado Mineiro. Agente só encontra as pessoas falando bem da estrutura nossa do Cerrado, da Expocaccer, dos nossos cooperados, das fazendas do Cerrado como uma área voltada para especialidades mesmo. Essas informações aqui agente ouve a todo momento” disse o presidente da Expocaccer.

José Antonio/Grupo Difusora de Comunicação.