Notícias

Campanha de vacinação da febre aftosa termina na próxima sexta-feira

12/06/2018 às 15:09

Se encerra no próximo dia 15 a primeira etapa de 2018 da vacinação contra a febre aftosa. Inicialmente o prazo seria até dia 31 de maio, porém, devido à paralisação dos caminhoneiros, o Ministério da Agricultura prorrogou o prazo, uma vez que em alguns municípios houve falta da vacina nas revendas.

A médica veterinária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Rosana Cunha, lembra os produtores que após o dia 15 eles terão dez dias para fazer a declaração de vacinação, no portal do produtor ou mesmo no site do IMA. O produtor que tiver até 150 animais, pode fazer a declaração de forma direta no escritório do Instituto ou pela internet. Já aquele que tem mais de 150, a declaração só deve ser feita pelas plataformas virtuais.

Em Patrocínio, há em torno de 122 mil bovinos para serem vacinados nessa primeira etapa e até esta segunda-feira (11), o número era de 11 mil animais imunizados. Para Rosana, o percentual de 9% é considerado baixo pelo fato de que a campanha se encerra na próxima sexta-feira dia 15. Segundo a médica veterinária, não foram registradas faltas de vacinas nas lojas agroveterinárias da cidade em decorrência da paralisação dos caminhoneiros.

Rosana informa que os produtores que não possuem mais gado, independente do motivo, que também façam a declaração para que não sejam penalizados. O produtor que não fez o recadastramento obrigatório até o último mês de dezembro está proibido de fazer o trânsito animal, e para que ele possa ter a situação regularizada, é necessário procurar o escritório regional.

Renato Oliveira/Difusora 95