Notícias

Clubes se unem e elite do Mineiro sofre mudanças em sua fórmula de disputa

30/10/2017 às 16:01

Realizado nesta segunda-feira (30), o arbitral do Campeonato Mineiro de 2018 e a principal novidade em relação ao ano passado, é a volta da fase quartas de final, 8 anos após a última vez que foi adotada a formação com a classificação de 8 clubes da primeira para a segunda fase. Ao término da primeira fase, os dois últimos serão rebaixados ao módulo 2 de 2019.

A proposta foi sugerida na semana passada aos demais clubes do interior pelo Clube Atlético Patrocinense e o Vila Nova de Nova Lima a apresentou durante o arbitral sendo aprovada por 9 x 3, votando contra apenas os clubes da capital.

Com a nova fórmula de disputa, na segunda fase, os jogos serão disputados em partida única na casa do time de melhor campanha na primeira fase. Em caso de empate no confronto, a decisão será nas penalidades.

Para a fase semifinal, caso os clubes do interior forem eliminados, eles irão disputar o título do interior. Nesta fase, serão jogos de ida e volta, bem como na decisão com os times de melhor campanha na primeira fase tendo a vantagem nos confrontos.

Vão disputar o Campeonato Mineiro de 2018: CAP, América, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Boa Esporte, Caldense, Democrata, URT, Uberlândia, Tupi, Tombense e Vila Nova.

A tabela sai 60 dias antes do início do Campeonato, que será em 17 de janeiro.

Renato Oliveira