Notícias

Comentário do Dia 01/11, a doação da Comarca de Patrocínio de fraldas geriátricas para o Hospital do Câncer.

01/11/2017 às 14:33

Falando hoje, mais uma vez, no nosso Hospital do Câncer, são diversas as entidades que colaboram para essa entidade importante possam continuar funcionando até que o credenciamento pelo SUS seja autorizado, fato que já era para estar definido há muito tempo se tivéssemos aqui em Patrocínio uma representação política com maior boa vontade, como já teve no passado, ou até mais representativa. Nosso prestígio político ha muito, não anda nada positivo, já tivemos dias melhores. Não temos mais deputado estadual, não temos mais deputado federal, na verdade não temos nenhuma representação política que possa atender os anseios diversos da população. Faltando um ano para as próximas eleições, já era para termos aqui uma movimentação mais evidente dos pretendentes a esses cargos, mas parece que o comodismo político prevalece.

Mas voltando ao Hospital do Câncer, a administração do fórum da justiça da Comarca, entregou mais de 100 pacotes de fraldas ao Hospital do Câncer, contribuindo assim, como diversas outras entidades para que o hospital não sofra solução de continuidade.   O nosso departamento de jornalismo apurou que, durante o mês passado, em decorrência das ações realizadas dentro do “Outubro Rosa”, o Fórum da Comarca de Patrocínio realizou campanha de arrecadação de fraldas geriátricas e a entrega do que foi arrecadado foi feita nesta terça-feira (31), pelo administrador Valdir Ferreira das Neves. O envolvimento foi de todos os servidores do Fórum, bem como demais órgãos que funcionam no prédio e o resultado foi coleta de 107 pacotes que serão distribuídas pelo Hospital do Câncer aos pacientes que são assistidos pela instituição de saúde. A secretária executiva do Hospital, Andreia Ribeiro de Almeida agradeceu o aporte do Fórum e explicou que o repasse das fraldas geriátricas é feito aos pacientes, durante o tratamento, como é feito o suporte alimentar. Ela lembrou mais uma vez que o hospital sobrevive de doações e a que foi feita faz uma grande diferença, uma vez que o uso mensal é de aproximadamente 90 pacotes e o estoque estava quase zerado.

Andreia explicou que o assistente social do HC visita as famílias de pacientes que fazem tratamento e os casos onde há necessidade de repassar fraldas, são aqueles que tratam do câncer da próstata e que podem sofrer com incontinência urinária, ou mesmo por conta de outros tipos de câncer. Esses pacientes até conseguem fraldas através do programa Farmácia Popular, através da receita médica, mas a quantidade repassada é muito baixa, onde é feito o complemento pelo Hospital do Câncer de Patrocínio, a seus pacientes.

Vemos ai que boa vontade da população não falta, por sabe da importância que representa essa entidade, mas nossos políticos, na época das eleições apoiam tantos candidatos de foram é hora, agora de pedir esse apoio, juntando forças para conseguir o tão sonhado credenciamento do SUS. Vai chegar um ponto que a coisa tão difícil, que nem as pessoas e nem as entidades darão mais conta de sustentar o hospital.

Temos que mudar muita coisa aqui na nossa querida Patrocínio, inclusive um novo modelo de fazer política, como em um passado, não muito passado.