Notícias

Comentário do Dia 04/12, os danos da tempestade de sábado

04/12/2017 às 14:39

Preliminarmente, nossos agradecimentos á direção do Grupo Difusora de Comunicação, que promoveu no sábado a reunião de confraternização de final de ano com seus mais de 40 funcionários e suas famílias. Mais uma vez, foi uma grande festa de união, fraternidade e muita alegria, e comemorando também o grande sucesso do Grupo neste ano de 2017, principalmente com a migração da AM para a FM 95, que já caiu totalmente na simpatia da grande público ouvinte que sempre prestigiou nossas emissoras.

Chegada do Papai Noel na sexta-feira, também marcou o final de semana, com uma grande carreata descendo pela Avenida Rui Barbosa, com o Papai Noel em um carro alegórico, a premiação da ACIP/CDL, e o prefeito Deiró Marra, inaugurando a iluminação natalina dentro do natal encantado. A chegada foi na explanada do museu, na praça da matriz, onde a secretaria de cultura apresentou um grande musical, O Quebra Nozes. A secretária de Cultura, Eliane Nunes, em entrevista a nós, na ocasião disse que ao musical foi apresentado pelos alunos da Escola Municipal de Música, e que diversas exposições estarão abertas á visita do público lá na explanada do museu. Foi muito bonito.

Agora a nota triste do final de semana, foi à tempestade que assolou nossa cidade no sábado á note. Assustou muita gente, mas graças a Deus, não tivemos vítimas. A chuva foi muito forte, como há muitos anos não acontecia. E as nossas avenidas circulares como sempre vem acontecendo, há muitos anos, sofreram com a inundação, ameaçando os moradores e veículos que quase rodando pelo grande volume de água, descendo pelas artérias das Avenidas João Alves e Dom José André Coimbra. Confesso que já vi essa inundação por diversas vezes, já fiz matérias in loco, mas jamais vi o volume de água como foi no próximo sábado. Estávamos na sacada do Lions Clube Hilda Elias Cardoso, o Lions Patrocínio, na nossa festa de confraternização. Parecia um rio de águas violentas, e as águas subindo a cada minuto. Automóveis sendo retirados, e outros já sem condições de saírem. Já falamos isso por diversas vezes aqui no comentário. A maior causa desse volume de água que desce das partes altas para as avenidas é devido ao asfalto mau feito e eleitoreiro feitos no passado, sem as devidas redes pluviais. E o mais grave, é que entra prefeito, sai prefeito, entra vereadores, sai vereadores, e tudo continua na mesma. Até quando, não sabemos. Mais uma vez a esperança da população está na atual administração, do prefeito Deiró Marra, na busca de uma solução. E a tempestade causou outros diversos danos materiais também em locais de asfalto mal feito, e residências, em alguns bairros da cidade, principalmente naqueles mais novos que foram edificados sem muito planejamento. Mas, no domingo, bem cedo, pudemos notar a presença dos funcionários da secretaria de Obras no socorro ás pessoas que sofreram danos em suas casas. Também a secretaria de Trânsito e Segurança foi precisa demarcando os locais e as vias de acesso que também foram danificadas.  E também o corpo de bombeiro que durante a tempestade circulou com suas viaturas em atendendo aos motoristas e pedestres. Graças a deus temos recursos, entidades, pessoas e a administração municipal, através de seus segmentos para atender a população nessas horas. E, no mais torcer para que esse tipo de tempestade não venha mais. Precisamos da chuva, é claro, mas chuvas calmas e tranquilas. Mas vamos por as barbas de molho, por que segundo as previsões da meteorologia, nos meses de dezembro e janeiro vai cair muita água aqui na nossa região.