Notícias

Comentário do Dia 06/02, o primeiro boletim epidemiológico sobre a dengue em Patrocínio

06/02/2018 às 14:25

Boa tarde, estamos de volta com o nosso comentário do dia, hoje, nesta terça-feira, dia 06 de fevereiro do ano da graça de 2018. Todos sabem que estamos vivendo o período chuvoso sujeito a um dos males preocupantes nesta época que á dengue. Essa preocupação maior vem desde o ano de 2106, quando patrocínio sofreu um dos maiores surtos da doença em sua historia. A coisa naquele ano foi brava, gente. Foi no centro da cidade e em quase todos os bairros. Então de lá prá cá a população está sempre com um pé atrás. Mas, graças a deus, no ano passado já aliviou bem mais, e este ano, até agora, um alívio maior ainda. A secretaria municipal de saúde, cujo titular é o Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, sempre que perguntado, demonstrou muita atenção ao caso, e divulgou hoje, o primeiro boletim epidemiológico da dengue. Segundo o boletim, em Patrocínio, foram 2.094 casos notificados em 2016. Destes, 2.056 (98,18%) foram confirmados. Em 2017, foram registradas 71 notificações, uma redução de quase 97%, onde apenas 30 casos foram confirmados. Em 2018, até o dia 03/02/2018, não houveram casos notificados de Dengue no município.

PESQUISA LARVÁRIA

Na 1ª semana de 2018 (02 a 05/01) foi realizado o Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) que apontou a presença do mosquito em muitos bairros do município. O índice de 3,6 encontrado é considerado alto tendo em vista que o Ministério da Saúde recomenda que este indicador esteja abaixo de 1% para que se tenha um melhor controle da proliferação do mosquito. Há risco de surtos e epidemias.

Febre Chikungunya ; Em Patrocínio, foram feitas 06 notificações de Febre Chikungunya m 2016, sendo 04 casos descartados e 02 confirmador por exames laboratoriais. Os 02 casos confirmados são de pessoas residentes em Patrocínio, mas que contraíram a doença no Estado de Alagoas durante viagem turística realizada no mês de maio daquele ano. Em 2017, houve 01 notificação da doença porém o caso foi descartado por exames laboratoriais. Em 2018, ainda não há notificações da doença no município.

Em Patrocínio, no ano de 2017, apenas 02 casos suspeitos de Febre Zika foram notificados. Destes, 01 foi descartado por exames laboratoriais e outro permanece em investigação. Em 2018, ainda não há notificações da doença no município.

FEBRE AMARELA

O Boletim Estadual do dia 30/01/2018 trás o registro de 81 casos confirmados da doença no período de monitoramento de junho/17 até presente momento. Outros 208 casos estão em investigação. Foram confirmadas 36 mortes pela doença nas regiões de saúde de Alfenas, Barbacena, Belo Horizonte (21), Divinópolis, Itabira, Juiz de Fora, Ponte Nova, Ubá e Varginha. A maioria dos casos (95,1%) são homens. Estes pacientes não haviam sido vacinados contra a doença. Em Patrocínio ainda não houve suspeita de caso de Febre Amarela em humanos. Em 2017 foi coletado um primata não humano (macaco) morto em área rural e o exame descartou a febre amarela. Em 2018 foi encontrado outro macaco morto em área rural de Patrocínio e recolhido para exames. No entanto a amostra já estava em decomposição e não foi possível fazer a análise.
Podemos notar que esse primeiro boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, positivo, em comparação ao ano de 2016. Agora, se a secretaria está cuidando da prevenção, a população também tem que participar, limpando os quintais, não deixando água acumular, enfim, vamos fazer também a nossa parte, por que gente, aquele surto de dengue em 2106, nunca mais, é prá ser esquecido. Que a secretaria possa divulgar sempre esses boletins, por que assim, a população também poderá acompanhar e tome também o seus cuidados.