Notícias

Comentário do Dia 07/02, a nota da assessoria de comunicação do 46º Batalhão da Polícia Militar

07/02/2018 às 14:20

Boa tarde, estamos de volta com o nosso Comentário do Dia, hoje quarta-feira, dia 07 de fevereiro do ano da graça de 2018.

Chegou prá nós a informação de que a Polícia Militar de Patrocínio, através da assessoria de comunicação do 46º Batalhão da Polícia Militar que os crimes violentos na sua área de atuação teve uma redução de 31,5%. Com todo respeito que sempre tivemos pela nossas instituições de segurança, inclusive a Polícia Militar, mas acreditamos que tenha tido um engano nessa estatísticas, por que o que a sociedade está vendo, a realidade é totalmente diferente. O que estamos assistindo são furtos, roubos, assaltos, homicídios, já estamos no sétimo do ano, em apenas um mês e poucos dias, assaltos ás fazendas na zona rural, o grande comércio de entorpecente, causa maior da maioria dos crimes, tudo isso para a sociedade são crimes violentos, por que violenta todo o procedimento individual e coletivo dos direitos constitucionais da população. Com a máxima data vênia, mas este método que a polícia militar usa para medir a densidade dos crimes é diferente da realidade. Todos nós sabemos, que não é de agora, que os números que a PM divulga de violência nunca aumenta, sempre diminui, sempre são reduzidos, por mais dura que seja a realidade dos acontecimentos. Por que a gente não sabe. A sociedade está vendo que os crimes estão acontecendo diuturnamente no município, então como que foram reduzidos em 31 e meio por cento. Com todo respeito, mas fica muito difícil ara a sociedade acreditar.

Por outro lado, a Polícia Civil também tem recebido inúmeras reclamações. A começar pela ausência do Sr. Delegado Regional , Dr. Ilton José Fernandes, que ligam direto aqui prá rádio, reclamando que o delegado regional não para em Patrocínio, está sempre em Monte Carmelo. São muitas reclamações. A nossa Delegacia Regional da Polícia Civil tem apenas quatro delegados para atender essa avalanche de crimes que aqui acontecem. Os investigadores são poucos, a carga é muita para os delegados, e assim, temos problemas também na Polícia Civil. O órgão oficial do estado publicou ontem a abertura de concurso para delegados da Polícia Civil, mas até quando isso vai sair.
Estamos precisando gente, urgente de um representante na assembleia legislativa. Desde quando o atual prefeito Deiró Marra, deixou a assembleia, estamos sem representante, e isso faz muita falta. Mas, voltando á vaca fria, a realidade da criminalidade em Patrocínio está ai, a olhos vistos, claro como água limpa, então fica difícil aceitar números que dizem que a criminalidade foi reduzida, principalmente no mês de janeiro. É preciso fazer uma revisão nessas estatísticas da Polícia Militar, e reforçar o trabalho da Polícia Civil.