Notícias

Comentário do Dia 08/02, a manifestação das lideranças políticas de Patrocínio em relação ao ano eleitoral

08/02/2018 às 14:28

Boa tarde, estamos de volta com o nosso comentário do dia, hoje, quinta-feira, dia 08 de fevereiro do ano da graça de 2018.

A realidade é inconteste. Estamos em ano eleitoral, eleições gerais, majoritárias e proporcionais, exceto para prefeito e vereadores, que, aliás, é um mistério, a agente não sabe por que essas eleições até hoje ainda não foram unificadas, para evitar o desgaste de nós eleitores ter que comparecer ás urnas de dois em dois anos. Mas, não é de estranhar, isso é a política brasileira, que a cada dia se vê mais deturpada pelos maus políticos que nós mesmos elegemos para nos apresentar, que não passam de aproveitadores e usurpadores da fé pública. Vivemos ainda em modelo políticos ultrapassado, jurássico e tacanho. Confiamos nosso voto em certos candidatos, acreditando numa democracia representativa, e não participativa, como deveria ser em um novo modelo. Os grandes estadistas nos deixaram uma grande lição de como se faz política participativa e liberal, e não esse modelo carrasco que judia do povo brasileiro, como estamos a vivenciar. Alguém disse que estadista é aquele que pensa numa geração, e político, é aquele que pensa apenas na eleição.

Mas, voltado ao assunto, estamos em ano eleitoral, e até agora nossas lideranças políticas ainda não se manifestaram claramente quem ou quais poderão se apresentar para nos representar no legislativo estadual e no congresso nacional. Não podemos deixar para última hora, senão correremos o risco de mais uma vez, assistir a um show de paraquedistas, que prometem mundos e fundos e depois de eleitos, só nos dão migalhas, quando isso acontece. Tá passando da hora, dos pretensos candidatos se manifestarem claramente. É hora de mostrar que aprendemos a lição, as lideranças se unirem e homologar dois nomes que tenham realmente condições de venceram para nos representar. Por que chega de ficar com o pires na não pedindo ajuda de corpo estranho ao ninho, para receber migalhas, como se fosse um grande favor.

Não somos contra a candidatura de ninguém de fora, mesmo por que diante da constituição, todo cidadão de bem tem todo direito de se candidatar. Mas, temos aqui em patrocínio nomes que tem condições de se elegerem, mas é preciso apoio total dos grupos políticos do município. Do contrário, mais uma vez ficaremos sem representantes. Tem gente que é contra o slogan do município, que, patrocinense vota em patrocinense, mas somente aqueles que, sabemos muito bem, tem interesse próprio em candidatos de fora. Não estou falando nada demais, isso não é segredo prá ninguém. Vamos ver se desta vez, tenhamos vergonha na cara, ou vergonha política e vamos unir para eleger nossos dois representantes, dentro de uma renovação, e de uma um debate sadio, dentro estritamente no campo das ideias, e não de interesses tacanhos, como estamos acostumados a ver aqui na nossa querida Patrocínio. Repito, é hora de renovar, se inovamos no contexto municipal, vamos renovar também no contexto estadual e federal. Novos nomes têm surgido e estão angariando a simpatia da população, sabem por quê? Por que a população quer coisa nova também na política. Vamos mostrar nosso espírito de gratidão aos já fizeram muita coisa pelo município, mas o novo modelo político exige renovação. Como disse o filósofo, nada é eterno, só as mudanças.