Notícias

Comentário do Dia 09/11, o Prêmio do Café do Cerrado

09/11/2017 às 14:42

Tempinho bom, né gente, chuvinha fina, agradável, estamos mesmo precisando de muita chuva, mas que venha tranquila, sem maiores danos. A assessoria de comunicação da prefeitura acaba de divulgar uma nota que diz o seguinte; devido à incompatibilidade de agendas, a cerimônia de assinatura do contrato de compra do terreno, antigo D.E.R., pelo Grupo Bahamas e apresentação do projeto para construção do hipermercado em Patrocínio, que aconteceria amanhã, será adiada para o dia 16, próxima quinta-feira, às 10 horas, na sala de reuniões do gabinete. Fica então também, adiada a entrevista coletiva que o prefeito Deiró Marra concederia para dar detalhes sobre esse grande investimento.  Ficou para a próxima quinta-feira.

Bom, por outro lado, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, com sede em Patrocínio, promoverá a cerimônia de entrega do Prêmio Região do Cerrado Mineiro, mais uma vez, em Uberlândia. Amanhã, sexta-feira, dia 10 de novembro, será celebrada safra 2017 do café, quando serão conhecidos os vencedores do 5º Prêmio Região do Cerrado Mineiro em evento a ser realizado no Palácio de Cristal na cidade de Uberlândia. Os 50 cafés finalistas nas categorias natural e cereja descascado serão apresentados na oportunidade e a premiação será oferecida aos três primeiros classificados. O superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal lembrou que os resultados com a qualidade dos cafés apresentados pelos produtores surpreenderam em relação a qualidade o que fez com que o prêmio fosse muito concorrido, onde a diferença da pontuação entre um e outro foi muito pequena.  Sobre os produtores que estão concorrendo, Tarabal, informou que os finalistas são provenientes de vários municípios e vários deles são de Patrocínio, onde a chance do prêmio principal ficar com o maior município produtor do grão no Cerrado é muito grande. Os três primeiros lugares nas duas categorias tem a venda dos cafés garantidos pela venda e do 4º ao 20º na categoria natural e do 4º ao 30º lugares do cereja descascado, os cafés serão levados a leilão onde poderão alcançar valores acima do mercado.

Sem dúvida é uma grande trabalho que a Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro sempre realizou buscando sempre a valorização do nosso café através da qualidade e aglutinando cafeicultores de toda esta vasta região produtora do melhor café do Brasil. Agora, o que lamentamos, é que mais uma vez, o representativo evento será realizado na cidade de Uberlândia, e não aqui em Patrocínio, na capital nacional do café. Saber que os maiores produtores de café estão aqui em nosso município, com nosso respeito aos demais cafeicultores pelo brilhante trabalho também, mas, sem nenhuma vaidade, os pioneiros do café do cerrado ainda continuam aqui, município que foi considerado pelo IBGE como o maior produtor de café do Brasil. Achamos que por fato e direito, todos os eventos inerentes à cafeicultura do cerrado, deveriam ser aqui, mas, tem pessoas que ainda não pensam assim, infelizmente. Vamos torcer para que quem sabe no ano que vem, esse grandioso evento retorne para Patrocínio.