Notícias

Comentário do Dia 13/09, o Hospital do Câncer de Patrocínio

13/09/2018 às 15:00

Boa tarde. Em Patrocínio são 12 horas e 25 minutos. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, nesta quinta-feira, dia 13 de setembro do ano da graça de 2018.

O nosso Hospital do Câncer Dr. José Figueiredo continua em sua luta em busca do credenciamento pelo SUS, o que daria á entidade hospitalar muito mais condições de um atendimento maior aos portadores do chamado mal do século, o câncer. Ainda bem que o Hospital do Câncer tem contado com a total e despendida colaboração de todos os patrocinenses como também de doações dos moradores de outras cidades da região que também são socorridas pelo HC de Patrocínio. Empresários, entidades e o povo em geral não deixam que o hospital pare suas atividades, o que num passado bem próximo teve para acontecer. A administração do prefeito Deiró Marra também tem contribuído e muito para o funcionamento do hospital. O melhor seria que o governo credenciasse o atendimento, mas até agora, debalde todos os esforços, nada aconteceu, e o HC continua vivendo de doações e algumas emendas parlamentares conseguidas pelos nossos agentes políticos. Esse mal do câncer é tão grande que, recentemente o prefeito Deiró Marra enviou para a Câmara Municipal um projeto de lei e que foi aprovado, para que a prefeitura de Patrocínio possa enviar também ao Hospital do Câncer de Barretos, a maior referência no tratamento da doença na América Latina, uma quantia de 10 reais por cada paciente de Patrocínio que é atendido no tratamento lá em Barretos. Também uma atitude nobre do alcaide patrocinense, por que o hospital do câncer de Barretos há muitos anos atende os pacientes de Patrocínio. Mas, a administração também, como já falamos tem enviado recursos para o nosso hospital daqui. Esse mal do câncer apavora toda a família, apavora a todos, e vimos uma matéria que diz que o câncer irá tirar as vidas de 9,6 milhões de pessoas em 2018, representando uma em cada oito mortes entre homens e uma em cada 11 mortes entre mulheres, informou a agência de pesquisa sobre câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (12).

Em seu relatório Globocan, que detalha a prevalência e a taxa de mortalidade de vários tipos de câncer, a agência internacional para pesquisa sobre câncer (IARC) disse que estimados 18,1 milhões de novos casos de câncer surgirão neste ano. O número é superior aos 14,1 milhões de novos casos e as 8,2 milhões de mortes previstos em 2012, quando a última pesquisa Globocan foi publicada. O IARC disse que o fardo crescente do câncer – caracterizado como o número de novos casos, a prevalência e o número de mortes pela doença – se deve a vários fatores, como o desenvolvimento social e econômico e as populações maiores e mais velhas. Em economias emergentes, disse, também há uma transição de formas de câncer relacionadas à pobreza e a infecções para formas de câncer ligadas a estilos de vida e dietas mais típicas de países ricos. O câncer de pulmão – causado principalmente pelo fumo – é a principal causa de mortes por câncer em todo o mundo, disse o relatório. Assim como o câncer de mama, o câncer de pulmão também está entre as maiores causas de casos novos da doença: 2,1 milhões de casos novos de cada tipo devem ser diagnosticados somente neste ano. “estes novos números enfatizam que ainda há muito a ser feito para tratar o aumento alarmante do fardo do câncer globalmente e que a prevenção tem um papel central a desempenhar”, disse o diretor do IARC, christopher wild, em comunicado que acompanhou o relatório. Com uma estimativa de 1,8 milhão de casos novos em 2018, o câncer colorretal é o terceiro tipo mais diagnosticado, seguido pelo câncer de próstata e o câncer de estômago. Por isso e muito mais, vamos continua a colaborar com o máximo de doações possível, até que possamos ter a ajuda do credenciamento, quem sabe nos próximos governos estadual e federal, do nosso hospital do câncer.

José Maria Campos/Difusora 95