Notícias

Comentário do Dia 13/11, a Zona Azul

13/11/2017 às 14:29

Voltamos a falar novamente na questão do estacionamento rotativo, há meses interrompido na cidade, e que está fazendo uma falta danada. Muitos são os problemas causados por essa lacuna enorme no transito durante a semana, numa cidade que cresce a olhos vistos em todos os sentidos, e no transito também. O compromisso do governo municipal é que até o mês de dezembro, mais para as festividades natalinas, a área azul já esteja funcionando. Temos a informação de que o chamamento para implantação do estacionamento rotativo na cidade pode sair esta semana.

O Processo de Lei que autoriza a implantação do estacionamento rotativo em Patrocínio já foi votado e aprovado pela Câmara Municipal e o Decreto que regulamenta já foi publicado, restando agora que a Procuradoria do município divulgar o chamamento público para contratação da instituição sem fins lucrativos para administrar a zona azul. O secretário municipal de segurança, trânsito e transportes, Alcides Dornelas dos Santos informou que até a próxima semana deve ser feita a publicação e após isso haverá um prazo fazer o cadastramento e analisar a documentação dentro do que prevê o edital. Alcides ressalta, contudo que caso não haja alguma instituição que atenda a legislação, será o rotativo será explorado por uma empresa privada.  Questionado se há o interesse de entidades que manifestaram o interesse em explorar o rotativo,  Dornelas informou que tem mantido contatos com a Associação Comercial e Industrial de Patrocínio, APAE, Lar da Criança, dentre outras que já teriam conversado com o Poder Executivo, mas ele está otimista para que até dezembro, antes do Natal, o rotativo deverá entrar em operação em caráter experimental.

Acontece, que depois dessas informações, os ouvintes voltaram a ligar aqui para a nossa redação cobrando agilidade no processo. De nossa parte, estamos fazendo, sempre cobrando, no bom sentido, ações da administração municipal, e pelo que estamos vendo, a secretaria de transito está agindo. Agora é aguardar que o compromisso seja cumprindo até o final do mês de dezembro. Pelas informações dadas pelo secretário de transito, segurança e transportes, Alcides Dornelas, parece que vai dar certo, o retorno da área azul ainda este ano, e com novas regras, inclusive para as caçambas, regras contidas em lei, e que nunca foram cumpridas, vamos ver agora.