Notícias

Comentário do Dia 14/02, o fim do feriado de carnaval, a quarta-feira de cinzas e demais assuntos

14/02/2018 às 14:36

Estamos de volta com o nosso Comentário do Dia, hoje, nesta quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro do ano da graça de 2018.

Estamos vivendo hoje a quarta-feira de cinzas, depois do carnaval, início do período da quaresma, início da campanha da fraternidade, cujo tema principal é a luta contra a violência, lançado pela igreja católica. O carnaval acabou o deste ano, agora, a semana do carnaval ainda continua, e as coisas só voltarão à normalidade, na próxima segunda-feira. Será sempre assim aqui nesse nosso Brasil varonil. Aqui a quarta-feira de cinzas, a quinta-feira e sexta, o sábado e o domingo, são para curar a ressaca do carnaval, como se todo mundo participasse da grande folia. Quando falei da volta á normalidade, refiro-me ao cotidiano que movimenta a vida do brasileiro, as correria nos bancos para pagar boletos, cheques que foram dados durante a folia, e os bancos só estão abrindo somente agora, meio-dia. A escola de samba unidos do congo, bem que poderia ter dado sequencia a sua apresentação na Praça Santa Luzia, também no domingo, na segunda e na terça gorda de carnaval. Mas, vamos esperar para o ano que vem quem sabe as coisas possam melhorar e possamos voltar ao nosso tradicional carnaval popular, referendado pelo poder público.

Mas, o que notamos durante o carnaval é que ninguém se preocupou com a dengue nem com a febre amarela, patologias que estavam sendo tão debatidas no momento. É por isso que sempre falam que deus é brasileiro; na hora de alegria, só alegria. As ameaças de doença, agente veem depois. Por falar em febre amarela, a questão do momento, estamos vendo aqui uma informação no jornal mineiro O Tempo, onde um deputado está com um projeto na Assembleia de Minas Gerais, que determina que o cidadão mineiro, somente vão poder emitir documentos, após provar que se vacinou contra a doença. Vou resumir a nota = “Com o surto da febre amarela no país, tramita na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) um projeto de lei que determina que o cidadão mineiro somente vai poder emitir documentos após provar que se vacinou contra a doença. A proposta estipula que é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação referente à febre amarela para solicitar documentos de registro civil e a segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para efetivar a matrícula em escolas públicas. A autoria do texto é do deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT). Na justificativa, de quatro linhas, ele cita os sintomas da doença e diz que a única forma de evitá-la é com a vacinação. O parlamentar também alega que a proposição tem como objetivo combater a epidemia em curso.

Bom, vacinado todo mundo já está, por que a preocupação com a doença é muito grande, agora, o que a gente careca de ver é que é incrível o oportunismo da maioria dos políticos em aproveitar da situação e querer mostrar serviço e aparecer quando o povo busca assistência em um momento de crise. Não mudam mesmo. As escolas de ambas do Rio de Janeiro e São Paulo foram muitas claras no protesto contra as crises política e econômica que estamos passando devido á grande corrupção da maioria dos maus políticos. Sei não, mas as eleições gerais deste ano devem registrar o maior número de abstenção jamais visto numa eleição no Brasil. Podem acreditar.