Notícias

Comentário do Dia 14/11, o dia mundial da Diabetes e a volta da festa da cidade para abril

14/11/2017 às 14:29

Dois assuntos no comentário de hoje. O primeiro; hoje, 14 de novembro é o dia mundial de combate ao diabetes. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1980 o número de pessoas vivendo com diabetes quadriplicou e alcançou os 422 milhões (em 2014), especialmente em países em desenvolvimento. No Brasil, são aproximadamente 14 milhões de diabéticos, sendo que metade não sabem que são portadores da doença ou não conhecem as formas de prevenção e tratamento.

A diabetes é classificada em dois tipos, 1 e 2. O tipo 1 é uma patologia genética autoimune, que ocorre ao acaso, onde o individuo nasce com anticorpos contra as células do pâncreas, e com isso desenvolve a doença por falência na produção de insulina. Já o tipo 2, está relacionado com a herança familiar e com o estilo de vida. Essa é a variação que mais vem crescendo e mostra que os números alarmantes das pesquisas estão associados aos maus hábitos da vida moderna, como o sedentarismo, estresse e dietas inadequadas, colaborando para a propagação da doença que está na lista das principais causas de morte no mundo. Segundo Raquel Resende, endocrinologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, as complicações decorrentes da diabetes podem ser devastadoras. “As consequências são várias e podem atingir partes importantes do corpo, como os rins, olhos, vasos sanguíneos, circulação e nervos. Além disso, infarto agudo do miocárdio, AVC e amputações também são complicações frequentes nos diabéticos mal controlados.” Portanto é necessário seguir á risca as medidas de prevenção e controle do diabetes. Dentre as principais medidas está a prática constante do exercício físico, como recomendam os médicos da área.

Nosso segundo assunto de hoje é com relação às comemorações do aniversário da cidade, no mês de abril de cada ano, mais precisamente no dia 7 de abril, em que brindamos nosso aniversário de emancipação político-administrativo. Todos se lembram de que há anos passados, a data era comemorada juntamente com a ExpoPatrô, festa promovida pelo Sindicato Rural de Patrocínio. Depois o sindicato mudou a data para julho, ficando então o dia 7 de abril restrito apenas ao desfile cívico na Avenida Rui Barbosa. Por sinal, grandes desfiles, pedagógicos, acima de tudo, a população sentiu a mudança, com toda razão, por passar a festa máxima do município em brancas nuvens, é muita falta de civismo e de amor á terra. Essa foi sempre a nossa opinião. Melhor seria como no passado, quando prefeitura e Sindicato Rural, trabalhavam juntos para a realização da nossa festa da cidade, naquela saudosa época, sem nenhum ranço político. Mas já que essa união não existe mais, por questões políticas, a administração vai promover a festa da cidade, e o Sindicado sua exposição. O prefeito Deiró garantiu o aniversário da cidade com pelo menos cinco dias de graça.

Em abril de 2018, a festa da cidade poderá voltar a ser realizada no período do aniversário de Patrocínio, comemorado em 7 de abril. A confirmação foi dada pelo prefeito Deiró Marra nesta segunda-feira, em entrevista coletiva, quando afirmou que a prefeitura já está trabalhando para realizar uma grande festa, segundo e ele e de portões abertos. Deiró explicou que o Sindicato Rural já foi informado sobre o período entre 2 e 11 de abril, mas esclareceu que a festa não será durante todo esse período podendo ser entre uma quarta e domingo. Os shows também já estão sendo organizados e de acordo com o prefeito, todos a nível nacional de forma que agrade a população. Tomara que tudo de certo. E que a data do aniversário da nossa querida Patrocínio, não passe mais em branco. A população não tem a ver com questões políticas.