Notícias

Comentário do Dia 17/11, a dengue e as reclamações em relação a iluminação pública

17/11/2017 às 14:36

Estamos no nosso último comentário da semana, nesta sexta-feira, e hoje vamos abordar dois assuntos; o primeiro é sobre a dengue, que com a chegada das chuvas, que vão se intensificar nos próximos meses, se faz necessário um trabalho também intensificado de prevenção com iniciativa do poder público, e também com participação da população, na limpeza dos quintais, e principalmente nos lotes vagos que estão na especulação de seus donos. Falo isso, gente, por que amanhã, 18 de novembro (sábado), é celebrado o Dia Nacional de Combate a Dengue, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes Aegypti. O trabalho visa alertar a todos que o principal instrumento para combater o mosquito está nas mãos da própria sociedade, e que a partir da adoção de medidas simples, é possível impedir a sua proliferação. Segundo estimativas da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 2,5 bilhões de pessoas -aproximadamente 40% da população mundial-, correm o risco de contrair a doença, e entre 50 milhões e 100 milhões são infectadas anualmente. Nos últimos 40 anos, o número de países com a presença do vírus passou de nove a mais de cem. Casos na América, na Ásia e na África são os mais numerosos.

Aqui na cidade, temos a informação que a secretaria Municipal de Obras, fará um mutirão de limpeza geral, o que ajudará e muito nesse combate. Jamais queremos repetir os meses de janeiro a março de 2015, quando a cidade teve um grande surto de dengue, superlotou os postos de saúde, o pronto socorro nem se fala, foi terrível aquele ano. Especialistas ouvidos por nós da imprensa, disseram que foi falta de um trabalho de prevenção do poder público, municipal e estadual. Portanto, esperamos um bom trabalho de prevenção este ano.

O segundo assunto, é com relação á iluminação pública da cidade, dado o grande número de reclamações que estamos recebendo aqui na redação do jornalismo e nos demais programas da nossa grade.

A nossa reivindicação, é que prefeitura que terceirizou esse setor, possa fiscalizar com mais rigor, a empresa responsável pela iluminação da cidade. A população está reclamando de lâmpadas apagadas em diversos bairros da cidade e mesmo no centro, avenidas, como a Avenida Dr. Walter com iluminação deficiente, o viaduto da Avenida Rui Barbosa que está sempre com lâmpadas apagadas, praças escuras, com iluminação insuficiente. A cobrança é de que a secretaria de Urbanismo trabalhe mais na fiscalização, solicitando a empresa contratada para que fique mais atenta prá não deixar a cidade às escuras, com má iluminação. Outra coisa; a imagem do cristo redentor lá no alto da serra do cruzeiro, abençoando a cidade, está há muito anos na completa escuridão. Engraçado que entra administração sai administração pública, e ninguém liga para aquele marco abençoado, que é referencia para quem vem pelas rodovias que passam pela nossa cidade. É um representativo ponto turístico do município, que o poder público nunca deu a real importância, há muito anos. Tem coisas que acontecem só aqui em Patrocínio e com a torcida do botafogo. Muita coisa aqui é feita pela metade. O governo anterior colocou iluminação de led apenas na praça da matriz e na Avenida Rui Barbosa, como se a cidade fosse composta apenas desses dois logradouros. Lâmpadas de led, modernas e de baixo custo, que poderiam estar em toda a cidade, mas não estão, e a taxa de iluminação pública para a população, não falha nunca, vem todos os meses. Esperamos que a atual administração, primeiro fiscalize essa empresa terceirizada através da secretaria de urbanismo, e segundo, que a iluminação pública seja melhorada, com iluminação de led em toda a cidade. Essa é a nossa reivindicação e dos mais de cem mil habitantes da nossa querida Patrocínio.