Notícias

Comentário do Dia 18/09, a semana nacional do trânsito, a 12ª edição da Primavera dos Museus e as eleições 2018

18/09/2018 às 17:01

Boa tarde. Em Patrocínio são 12 horas e 25 minutos. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, nesta terça-feira, hoje, dia 18 de setembro do ano de 2018.

A cidade está vivendo uma semana de dois importantes eventos. O primeiro, a semana nacional do trânsito, que foi aberta no último domingo, carregada de diversas ações de uma singular importância. A abertura oficial se deu na manha de ontem, no paço municipal, com a presença das autoridades, e o prefeito Deiró Marra destacou o grande e notório trabalho que seu governo vem realizando através da secretaria municipal de trânsito, segurança e transporte, com o objetivo de transmitir a educação no trânsito e o respeito aos pedestres, no sentido da preservação da vida, e deixou claro que através desse trabalho, o índice de acidentes provocados pelo transito na cidade está tendo uma redução representativa, e a intenção desse trabalho é somente buscar um trânsito seguro para todos na cidade que continua crescendo e consequentemente tem aumentado a frota de veículos motorizados. E acrescentou que o trabalho dos fiscais de trânsito da cidade, é no sentido apenas de orientar os motoristas, e não da indústria de multas.

De fato, o nosso trânsito tem melhorado muito no que tange á sinalização vertical e horizontal, mas ainda faltam muitas coisas, como por exemplo, as pessoas têm reclamado aqui em nossa redação que a retirada dos radares redutores de velocidade de alguns setores primordiais não poderiam ter sido feitos, e o ideal seria adquirir mais radares, e não substituí-los por quebra-molas. Nossos ouvintes estão dizendo que a cidade não suporta mais quebra-molas, e que isso é muito ruim para a cidade, pois deixa claro a falta de educação da população no transito, e que isso é péssimo para a imagem do município. E que os radares que controlam a velocidade, podem muito bem educar os motoristas evitando esta piracema de quebra-molas que estão sendo espalhados pela cidade, no lugar dos radares que foram transferidos para outros locais de menos movimento. É a opinião dos motoristas.

O outro evento que também teve início ontem na cidade, é a 12ª edição da Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O evento está sendo realizado aqui em patrocínio pela secretaria municipal de cultura e a fundação casa da cultura, com diversas atrações até o próximo dia 21, sexta-feira. Com o tema celebrando a educação em museus; educar e contribuir no despertar e interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural dos museus. Aqui nós temos o museu municipal professor Hugo machado da Silveira. É bom lembrar também uma ação de prevenção do nosso museu, lembrando que o descaso das autoridades acabou provocando a destruição do museu nacional do rio de janeiro, queimando mais de 20 milhões de arquivos históricos do Brasil e do mundo. Realmente, são dois grandes acontecimentos que estão sendo levados a efeito esta semana em patrocínio, e devem ser assistidos e avaliados em sua importância. E assim segue a ciranda da cidade, sempre em movimentação buscando o crescimento e desenvolvimento da nossa querida Patrocínio.

E para encerrar o nosso comentário de hoje, mais duas pesquisas sobre os candidatos presidenciáveis e para o governo de minas foram divulgadas ontem, segunda-feira; a CNT/MDA diz que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) lidera as intenções de voto na corrida presidencial, com 28,2%. O candidato Fernando Haddad (PT) aparece em segundo lugar, com 17,6%, e Ciro Gomes (PDT) tem 10,8%. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, está em quarto lugar, com 6,1%, seguido por Marina Silva (4,1%), da Rede, João Amôedo (2,8%), do Novo, Alvaro Dias (1,9%), do Podemos, e Henrique Meirelles (1,7%), do MDB. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto. Outros 13,4% disseram que votariam branco ou nulo e 12,3% afirmaram ainda estarem indecisos. JÁ, PARA MINAS GERAIS O INSTITUTO DATA TEMPO/CP2, DIVULGOU QUE; Após um mês de campanha, o senador Antonio Anastasia (PSDB) continua liderando as intenções de voto e apresenta vantagem em relação aos demais concorrentes ao governo de Minas. A PESQUISA realizada entre 10 e 13 de setembro, mostra que, em relação ao último levantamento, o tucano cresceu mais de seis pontos percentuais, chegando hoje ao índice de 30,6%. A margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. Segundo a pesquisa, o tucano venceria o pleito ainda em primeiro turno por maioria absoluta. A conquista ocorreria porque o número registrado por Anastasia na amostragem é maior do que a soma dos índices dos demais postulantes ao comando do Estado. Os outros oito candidatos somaram juntos, 29,6% dos votos. Já o total de 25,2% dos eleitores mineiros disse que não pretendem votar em nenhum dos políticos ou planejam votar em branco ou nulo. Esse número é maior do que o registrado pelos demais nomes na pesquisa. Em segundo lugar está o atual governador e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), que pontuou 18%. Na amostragem realizada em agosto, o petista estava com 16,9%, crescendo 1,1 ponto percentual. Em terceiro lugar na disputa está Romeu Zema (Novo), que subiu 3,1 pontos percentuais em relação ao último levantamento, tendo agora 5,6% das intenções de voto. Com a margem de erro, pode estar entre 3,3% e 7,9%. Por conta desses números, ele está tecnicamente empatado com o presidente da Assembleia Legislativa de Minas, Adalclever Lopes (MDB), com 2,2%. João Batista Mares Guia (Rede) é preferido entre 1,6% dos mineiros, enquanto 0,8% dos entrevistados disseram votar em Dirlene Marques (PSOL). Ela, inclusive, apresentou queda em relação à última pesquisa, em que pontuava 1,2%. Já os candidatos Jordano Carvalho (PSTU) e Alexandre Flach (PCO) registraram, cada um, 0,6%. Amargando o último lugar está o postulante do Avante para o Palácio da Liberdade, Claudiney Dulim. Em agosto, ele contava com 0,5% dos votos, e agora tem 0,2%. Os que não souberam ou não responderam somam o total de 14,7%.

Encerramos aqui o nosso Comentário do Dia desta terça-feira, estaremos de volta amanha. Um abraço a todos se até lá, se deus quiser.

José Maria Campos/Difusora 95