Notícias

Comentário do Dia 18/10, o Dia do Médico e a possibilidade de pagar as multas de trânsito usando cartão de crédito

18/10/2017 às 13:14

Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, quarta-feira, dia 18 de outubro, do ano 2017. Hoje é dia do médico, profissionais da medicina que fizeram o juramento de Hipócrates, o pai da medicina, onde ao se formar o futuro médico diz o seguinte; Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu para sempre a minha vida e a minha arte com boa reputação entre os homens; se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário. Esta é uma das versões do juramento de Hipócrates. Nossa reverencia e nossos parabéns a todos os médicos patrocinenses, pelo seu dia. Aqui, temos um excelente corpo médico, graças a deus.

Mas, diante desta desastrosa crise política e economia que estamos vivendo, de quando em vez, vem uma notícia, mais ou menos. Vi hoje aqui na redação a seguinte manchete, no G1 Notícias; multas de transito poderão ser parceladas no cartão de crédito. A nota fala assim;

Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta quarta-feira (18) uma resolução quer permite o pagamento de multas de trânsito com cartões de débito ou crédito. O valor poderá até ser parcelado, mas com a devida cobrança de juros pela entidade financeira do cartão, como quando as compras a prazo não são parceladas pela própria loja. A resolução já está em vigor, mas cada órgão de trânsito ainda precisa habilitar as operadoras de cartões para oferecer o serviço, que não é obrigatório. Alguns órgãos de trânsito já fazem parcelamentos por meio de documentos de arrecadação, geralmente com pagamento do primeiro boleto da dívida na hora de assinar o termo de adesão. De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Elmer Vicenzi, muitos proprietários faziam este tipo de parcelamento apenas para regularizar o veículo, obter o licenciamento ou a possibilidade de transferência, e depois não pagavam o restante das parcelas.

Com a nova regra, cada órgão de trânsito (Detrans, prefeituras, Polícia Rodoviária, Der e Dnit) poderá habilitar empresas financeiras para oferecer a alternativa de pagamento por cartão e quitar dívidas dos proprietários de veículos. Como o parcelamento será totalmente entre a operadora do cartão e o proprietário, o órgão de trânsito continua recebendo o valor a vista e a regularização do veículo será imediata – não precisa esperar até a última parcela.

Na verdade, teriam que aliviar de alguma maneira, a indústria de multas no transito, que os governos federal, estaduais e municipais, lançam de tempo em tempos para melhorar a arrecadação, quando a coisa tá feia. Acreditamos que poderá ser um alívio para os infratores, não tendo que pagar a multa de uma só vez, por que elas são inflacionadas quase que diariamente. Vamos aguardar e ver no que vai dar mais essa invenção nesse nosso transito tão desorganizado e fatal.