Notícias

Comentário do Dia 20/09, a violência em Patrocínio e as eleições 2018

20/09/2018 às 15:19

Boa tarde. Em Patrocínio são 12 e 25 minutos. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, nesta quinta-feira, dia 20 de setembro do ano da graça de 2018.

No limiar do nosso Comentário, queremos registrar e agradecer aos muitos ouvintes que se manifestaram sobre o tema do nosso comentário de ontem, quando abordamos aqui a questão da segurança no município. É a realidade, essa insegurança que estamos vivendo na cidade e na zona rural, com o roubo constante de veículos e assaltos aos produtores rurais. Concordaram conosco quando falamos que tem uma quadrilha organizada na cidade no furto de veículos, e que as instituições de segurança e as autoridades devem tomar uma atitude urgente, para proporcionar um pouco de tranquilidade á população. Estamos aguardando essas providências, e não de agora não, isso já faz muito tempo. Por outro lado, como também mencionamos ontem, estamos vivendo a campanha eleitoral com candidatos buscando seus cargos eletivos nas eleições de outubro. Vimos ontem uma matéria também interessante intitulada;

Maioria não quer fazer sacrifícios para ajudar país a sair da crise, diz Ibope. A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada nesta terça-feira, 18, revela que a maioria absoluta dos brasileiros não está disposta a fazer sacrifícios pessoais ou admitir corte de gastos sociais, mesmo que isso sirva para “ajudar o Brasil a sair da crise”. Para medir a disposição da população de aceitar medidas impopulares, o Ibope perguntou aos entrevistados se eles concordam ou não com três frases: “apoio a redução de gastos do governo federal em áreas como saúde e educação, se isso for ajudar o país a sair da crise”; “estou disposto(a) a demorar mais tempo para me aposentar, para ajudar a melhorar a situação da Previdência Social no Brasil”; e “estou disposto(a) a pagar mais impostos para ajudar o Brasil a sair da crise”. O eventual aumento de impostos foi à medida mais rechaçada. Nada menos que 84% disseram discordar “em parte” ou “totalmente” da ideia. A discordância total foi à opção de um em cada quatro entrevistados. Apenas 13% manifestaram apoio total ou parcial. A seguir no ranking da impopularidade veio a questão do adiamento da aposentadoria. Declararam discordância total ou parcial 75% dos entrevistados, contra 19% na outra ponta, segundo o Ibope. O corte de gastos sociais foi rechaçado totalmente por 58% e em parte por 7%. Outros 32% concordaram total ou parcialmente com a iniciativa.

Falando em pesquisas, saiu ontem mais uma pesquisa eleitoral da colocação dos candidatos presidenciáveis e governadores; Em novo levantamento, publicado nesta quinta-feira (20), o instituto de pesquisa Datafolha mostrou crescimento dos presidenciáveis Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT). O deputado federal manteve a liderança com 28% das intenções de voto, com dois pontos percentuais acima da última pesquisa. Em segundo lugar vem o ex-prefeito de São Paulo, que melhorou seu índice em três pontos percentuais, alcançando a marca de 16%. A última pesquisa havia sido realizada na semana passada. O estudo também apresentou estagnação de Ciro Gomes (PDT), que representou 13% das intenções. Ele está tecnicamente empatado com o petista Haddad, já que a margem de erro é de 2%. Quem também não saiu do lugar foi o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. O atual governador de São Paulo tem 9% das preferências. Marina Silva (Rede), por sua vez, caiu um ponto em comparação à última semana, e agora tem 7% das intenções de voto. Brancos e nulos alcançaram 12% dos entrevistados, enquanto 5% deles ainda não sabem ou não responderam à pesquisa. Para realizar a pesquisa, o Datafolha ouviu 8.601 eleitores de 323 cidades nessa terça e quarta-feira. O nível de confiança é de 95%. E assim continua a campanha, cada um buscando seu espaço, mas a decisão somente no dia 7 de outubro.

Encerramos aqui o nosso Comentário do Dia, estaremos de volta amanhã, ainda nesse horário, até o dia 4 de outubro. Vem aí o jornal da Itatiaia. Um abraço a todos e até amanhã.

José Maria Campos/Difusora 95