Notícias

Comentário do Dia 21/09, o Dia do Radialista

21/09/2018 às 15:14

Boa tarde. Em Patrocínio são 12 horas e 25 minutos. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, nesta sexta-feira, dia 21 de setembro, do ano da graça de 2018.

Bom, a nossa classe de radialistas, está recebendo hoje, dia 21 de setembro, muitos cumprimentos pelo nosso dia. Prevalece ainda uma confusão quando aconteceu uma mudança de datas, mas como a classe não foi consultada, a determinação é para continuar comemorando no dia 21 de setembro.

Vamos explicar o que aconteceu. A comemoração do Dia do Radialista ainda hoje acaba gerando muita confusão. Por anos e anos, a data era lembrada no dia 21 de setembro. Entretanto, uma lei federal assinada em 2006 transferiu para 7 de novembro o dia que homenageia os radialistas. A curiosidade é que, com a alteração, muitos passaram a comemorar o Dia do Radialista em duas datas. A história teve início em 1943, no primeiro governo de Getúlio Vargas. O então presidente sancionou uma lei em que fixava um piso salarial, ou remuneração mínima para os profissionais da categoria. A data, 21 de setembro, passou a ser comemorada em alusão ao histórico decreto. Consta que a Rádio Nacional do Rio de Janeiro foi quem realizou as primeiras comemorações para o Dia do Radialista, ainda na década de 40.

Em 2006, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou a lei nº 11.327 que institui 7 de novembro como a data de comemoração oficial do Dia do Radialista. A mudança aconteceu em decorrência a uma homenagem ao músico e radialista Ary Barroso. Barroso nasceu no dia 7 de novembro de 1903 em Ubá, interior de Minas Gerais. Autor de sambas como “Aquarela do Brasil”, de 1939, foi um compositores que revolucionou a música brasileira. Sua paixão pelo rádio foi verificada principalmente na Rádio Tupy, onde produziu e participou de vários programas e ainda foi locutor e cronista esportivo. Mesmo com a mudança imposta pela lei de 2006, os radialistas utilizam ainda hoje as duas datas para comemorar, além do tradicional Dia do Rádio, 25 de setembro.

De uma maneira ou de outra, parabéns prá todos nós do rádio, né gente. Afinal também fazemos parte ativa da sociedade que impulsiona o crescimento do nosso Brasil varonil. Muito obrigado a todos que se lembra de nós e continuam manifestando com os parabéns. Graças a deus hoje somos uma classe reconhecida por uma lei sancionada em 1978, pelo governo da época, que nos proporcionou o registro profissional de radialista e regulamentou a lei. Aliás, o rádio no seu auge, sempre participou do desenvolvimento e das grandes decisões políticas e sociais do Brasil, e hoje ainda mais, como um dos grandes veículos de comunicação de massa. Lembramos aqui o nosso saudoso diretor-presidente. Sr. Pedro Alves do Nascimento, que dizia que o rádio é aquele veículo que entra nas casas mesmo com as portas fechadas. E é verdade. No ranking de veículos de comunicação de massa o rádio continua em terceiro lugar nos índices de confiança e credibilidade no mundo. O rádio não vai acabar nunca, e nem ficar decadente diante de toda essa evolução global, por que sempre terá voz para revolucionar qualquer evolução, pois o rádio sempre seguirá a modernidade dos tempos. Mais uma vez, nossos agradecimentos a todos que reconhecem e valorizam o nosso trabalho, franco, honesto e sincero.

Encerramos aqui o nosso comentário do dia, que volta na próxima segunda-feira, ainda neste horário, até o dia 4 de outubro. Um excelente final de semana a todos e até segunda-feira, se Deus quiser.

José Maria Campos/Difusora 95