Notícias

Comentário do Dia 23/01, a possível transferência da feira do produtor para outro local

23/01/2018 às 14:38

Boa tarde, estamos de volta com o nosso comentário do dia, nesta terça-feira, dia 23 de janeiro do ano da graça de 2018. Lembrando que amanhã, quarta-feira, teremos o maior clássico regional do futebol, Clube Atlético pPatrocinense e União Recreativa dos Trabalhadores – URT – de patos de minas, pelo Campeonato Mineiro da série A. Depois daquela vitória da superação do CAP no domingo passado contra o tombense, o time parte agora na busca de outra vitória contra o seu maior rival da história, a URT, de patos de minas.  Esse clássico tem muita história, já tive a oportunidade de comentar muitos desses clássicos entre essas duas escolas do futebol regional e tão diferentes. As duas equipes estão muito bem formadas, e nesse campeonato corrido, a vitória ou o empate ou a derrota pode vir nos detalhes. Se para o CAP, a URT é fio desencapado, para a URT também é o mesmo.   Clássico é clássico, não tem favorito. Valerá muito também força da torcida do CAP. Lá em patos, a torcida comparece em massa. Vamos lotar também o grande estádio Pedro Alves, se mandar o time prá frente.

Mudando de assunto, temos a informação de que é pretensão da administração municipal, mudar o local da feira do produtor, aquela que é realizada às quartas-feiras, na Avenida Jacinto Barbosa, por outro local, de acordo com justificativa da secretaria de transito, devido ao grande movimento de veículos e pedestres, com escola bem próximo, e outras questões mais, tal como aconteceu com feira das sextas-feiras, ali na Avenida Dom José André Coimbra, que passou para a Rua Secundino de Faria Tavares, acima do Catiguá. Segundo informou o subsecretário de Trânsito e coordenador de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Major Divaldo Nestor, está sendo estudado um novo local para que os produtores rurais que comercializam seus produtos na feira do produtor que é realizada todas às quartas-feiras na Avenida Jacinto Barbosa. O motivo, segundo Nestor é o grande número de reclamações que chegaram a pasta de motoristas e de moradores da região, sobre a interdição de dois quarteirões.

Para que haja essa mudança, contudo, será feita uma reunião com os representantes legais da Associação dos Feirantes, secretário Municipal de Agricultura, Odirlei Magalhães e os próprios moradores. O subsecretário explica ainda que o fluxo de veículo naquele local é muito grande e essa avenida que sai do centro com deslocamento para vários bairros e vice-versa, o que na avaliação dele traz muitos transtornos.

Quanto ao local para onde será transferida a feira, ele comenta que poderá ser na mesma região, ou em outro local que seja mais adequado, mas a decisão será tomada em conjunto. Sobre possíveis autuações de veículos que ficam estacionados sobre o canteiro central da Jacinto Barbosa, o coordenador de trânsito lembra que o Código Brasileiro de Trânsito é claro e foi passado aos agentes que eles possam multar apenas em último caso, onde está sendo feita a orientação para os condutores. Bom, na verdade o local ideal para as feiras do produtor que tem todo apoio da população seria o mercado municipal. Mas, aquela local há muito anos, desde que foi reformado, perdeu o seu objetivo, as bancas não voltaram mais, e no que é ocupado ali naquele local, não tem nada a ver. Depois que o mercado municipal foi reformado na administração do ex-prefeito Roberto Queiroz do Nascimento (Betinho), o local foi ocupado por outra modalidade de comercio, e segue como um mistério. E entra administração, sai administração municipal e até hoje ninguém resolveu o problema do mercado municipal. Nosso departamento de jornalismo esta fazendo um levantamento rigoroso quanto à ocupação do mercado municipal, que impede de funcionar com os reais objetivos pelos quais ele foi construído nos início dos anos 60, pelo saudoso prefeito Enéas Ferreira de Aguiar. É ali que deveriam ser as feiras do produtor, mas tem forças misteriosas ocupando o local. Por isso estamos fazendo esse levantamento atendendo a diversas reclamações da população, e assim que tivermos todos os detalhes conferidos e devidamente checados, vamos levar a matéria ao ar, para que  todos tenham conhecimento. Portanto vamos aguardar com paciência os acontecimentos.   Estamos de pleno acordo de que as feiras, que são muito boas não podem mesmo ficar  nas avenidas movimentadas, mas que sejam colocadas  num bom lugar.