Notícias

Comentário do Dia 23/03, a FENACAFÉ

23/03/2018 às 16:13

Boa tarde. Em Patrocínio são 12 horas. Estamos iniciando o nosso Comentário do Dia, hoje, sexta-feira, dia 23 de março do ano da graça de 2018.

Cada dia que passa vai se aproximando mais a nossa primeira FENACAFÉ. Sabemos que o planejamento já está concluído, agora vai para a montagem de todo o aparato necessário para iniciar o retorno da nossa grande festa da cidade, autêntica, como no passado. Fez muito bem o prefeito Deiró Marra em resgatar nossas tradições, principalmente agora, como já falamos aqui, que somo o maior município produtor de café. Há muito tempo já devíamos estar realizando esta comemoração todos os anos, desde que começou aqui a produção magnânima do café. Talvez o principal produto da nossa economia estaria em um patamar bem mais alto. Mas, infelizmente nem todos os participantes da cadeia produtiva do produto pensavam assim. Mesmo com a realização da primeira FENACAFÉ, ainda é preciso derrubar alguns tabus de vaidade e interesses particulares, que ainda impedem que possamos mostrar nossa potência de município polo. Mas, parece que desta vez vai. Sabemos que não é fácil recomeçar, se tivessem prosseguido com a nossa festa da cidade, mesmo com a base que tinha, porém, seguindo a evolução, teríamos hoje, sem sombra de dúvida muito mais prestígio popular e político. Mas, a avelha política não entendeu isso e deixou que tudo acabasse. Esta semana, o prefeito Deiró Marra, em entrevista coletiva, disse da importância dessa comemoração em abril, no aniversário do município. Para ele, o grande objetivo, além de celebrar o café como a commodity que alavanca o progresso de patrocínio, é festejar o momento da cidade que tem mostrado ótimos resultados na educação, desenvolvimento social, obras e um grande avanço na área da saúde “nós vamos mostrar para todo Brasil na 1ª FENACAFÉ, que no município que é o maior produtor de café do mundo, nós temos muito que comemorar, queremos apresentar Patrocínio para todos como uma cidade viável, um lugar em que as coisas dão certo” afirmou o prefeito.

O prefeito falou também que, aproveitando a presença de grandes autoridades durante a FENACAFÉ, no dia 8 de abril o governo municipal promoverá também o 1º encontro de lideranças políticas. Deputados federais e estaduais, secretários de governo, prefeitos de toda a região, além do governador Fernando Pimentel e o vice-governador Antônio Andrade foram convidados para participar do encontro, que acontece no Lions Lilia Brandão a partir das 18h30.

De acordo com o prefeito, visto que este ano acontecem eleições para presidente, governador e deputados o encontro servirá como um debate de demandas entre os convidados “eu acho que é importante debatermos esse momento político que estamos passando e mostrar para as lideranças políticas o cenário do café que nós estamos vivendo, as dificuldades e tudo mais, já temos confirmada a presença do nosso deputado federal Silas Brasileiro, presidente do Conselho Nacional do Café (CNC), que vai falar para essas lideranças sobre a questão do café, disse o prefeito. Sem dúvida, é muito bom a promoção desse encontro, que pode ser o resgate como já falamos do nosso grande prestígio político, que tivemos no passado, e que foi acabando aos poucos com a prática continuada da velha política. No setor popular, com a presença do povo, na questão social, com a presença das entidades assistenciais, no setor comercial com a grande exposições de produtos da associação comercial e câmara de dirigentes lojistas, e agora o encontro de políticos mineiros que terão oportunidade de ver o nosso crescimento e desenvolvimento. Era de uma grande festa da cidade, que o povo estava carente. Torcemos para que tudo de certo, e que possa prosseguir com muitas e muitas FENACAFÉ. Para encerrar nosso comentário de hoje, muitos ouvintes estão ligando aqui para a redação do jornalismo, dizendo que a prefeitura obriga os proprietários a limpar, cercar e construir passeios nos lotes, mas que nas áreas da própria prefeitura, isto não está acontecendo. Citaram por exemplo que na própria secretaria de obras não tem passeio nem meio-fio, e assim também em outros lotes. Quem cria a lei tem as leis, tem que dar exemplo, dizem os reclamantes. Vamos procurar as secretaria de obras e de urbanismo para então ter uma resposta aos nossos ouvintes. Na semana que vem, voltaremos ao assunto.