Notícias

Comentário do Dia 24/01, a segurança pública em Patrocínio

24/01/2018 às 14:18

Boa tarde, estamos de volta com o nosso Comentário do Dia, hoje nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro do ano da graça de 2018.

É hoje, logo mais na arena Pedro Alves, o grande e o mais antigo clássico do futebol regional, Clube Atlético Patrocinense e União Recreativa dos Trabalhadores – URT, de Patos de Minas. A torcida tem que comparecer em peso para incentivar o CAP, pois a equipe precisa da vitória, na busca dos seis pontos, pois a próxima partida é contra o Atlético Mineiro, lá no Independência, em Belo Horizonte, e lá a coisa é diferente. Embora o futebol seja imprevisível, mas o grande favorito é o galo mineiro, pela sua grande estrutura em todos os sentidos. Então, é fazer de tudo para vencer hoje aqui em casa, por que lá fora tudo é bem mais difícil. Trabalhei como comentarista em diversos clássicos entre CAP e URT no passado, e na primeira divisão, nos anos 90, vimos sempre um futebol de primeira linha, nenhuma das equipes quer perder, e jogam sempre no ataque, seja aqui ou em patos de minas. E no momento, as duas equipes estão muito bem formadas com excelentes jogadores e excelentes técnicos. Vamos para o estádio torcer, mas torcer com toda civilidade, visando apenas aplaudir o bom futebol e a vitória, se deus quiser.

Mudando de assunto, infelizmente temos que falar novamente sobre a violência que assola Patrocínio, falei no assunto na última segunda-feira, e os fatos voltam á tona, olha que estamos ainda no primeiro mês de ano e já foram registrados três homicídios, fora os roubos e assaltos de toda modalidade. Ninguém que patrocínio aparecendo nas estatísticas das cidades mais violentas de minas gerais. Somente ontem, foram dois homicídios. Se a população já estava preocupada com essa onda de crimes, a coisa ontem assustou todo mundo. Foram muitas pessoas que ligaram ontem e hoje a aqui na nossa redação mostrando muita preocupação, e solicitando para que levantássemos aqui esse assunto da violência. Há muito tempo nós levantamos esta questão aqui na rádio e no Comentário do Dia.

Mas, pelo jeito, pouco tá adiantando. A criminalidade está aumentando a cada dia que passa aqui, nessa outrora pacata cidade. Não queremos ser mais realistas que o rei, mas alguma coisa tem que ser feita. Uma ação rigorosa das nossas instituições de segurança com a participação da sociedade organizada tem que ser feita. Sabemos muito bem que a polícia não vai adivinhar que vai atirar em alguém, mas a polícia tem conhecimento da causa desses tiros fatais; o comércio de drogas é o a maior causa. Uma ação de tolerância zero em cima desta causa, quem sabe poderia aliviar um pouco essa tensão. Alguma coisa tem quer ser feita e imediatamente, senão vamos terminar 2108 lá no alto no mapa da estatística do crime em patrocínio. Vamos agir, gente, vamos continuar cobrando, a causa maior dessa criminalidade, todos nós sabemos. Já que o mal está prejudicando toda a população, então vamos cada um fazer a sua parte, como em denúncias anônimas para ajudar a polícia, e a polícia por sua vez intensificar as blitzes na cidade, em operações mais assíduas não só de vez enquanto, senão pouco vai adiantar. O que nós temos visto constantemente é que a maioria dos crimes, roubos e assaltos são cometidos por pessoas de fora e principalmente usando motos roubadas. Bom, já falamos a causa todo mundo sabre, é só contatá-la com mais severidade, com tolerância zero.