Notícias

Comentário do Dia 25/10, o aumento da tarifa de energia elétrica

25/10/2017 às 14:27

Com a crise econômica e política em evidencia no país, e que não acaba nunca, talvez somente no ano que vem através do nosso voto nas eleições gerais, é que coisas podem melhorar um pouco, vem ai também mais um aumento nas tarifas de energia, devido também a problemas climáticos, Com a situação crítica que se encontram os reservatórios de água das usinas hidrelétricas em todo país, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL pode anunciar um reajuste no patamar 2 da bandeira vermelha em até 43% a partir de novembro em decorrência da utilização das termelétricas que tem suas operações mais onerosas e com isso o consumidor que paga R$ 3,50 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) e passará a pagar R$ 5,00 de taxa extra para ter energia.

O custo operacional de uma termelétrica utilizam fontes não renováveis como carvão, diesel, gás natural, ou seja, combustíveis fósseis, ao contrário das hidrelétricas que usam somente água para o acionamento de suas turbinas para a geração de energia.
O engenheiro eletricista da ENGELMIG, Arthur Morais Alves, explica que esse aumento será apenas para a bandeira vermelha 2 e as demais não terão reajuste. Ele ainda exemplificou que o nível do reservatório de Nova Ponte, que tem sua represa formada há mais de 23 anos está com apenas 16% de sua capacidade, bem como o reservatório de São Simão, dentre outros, que estão com níveis bem baixos. Caso os reservatórios não venham a apresenta melhora em seus níveis, o valor adicional pode ser mantido por mais tempo, segundo o Arthur. A proposta de reajuste foi aprovada e na sexta-feira (27), a ANEEL anunciará a bandeira tarifária que será adotada no próximo mês. Pois é, vamos ter que pagar mais ainda do já estamos pagando, por falta de também de investimentos nas redes de distribuição de energia pelo governo. Até quando não sabemos.