Notícias

Comentário do Dia 26/01, a atuação do Procon na cidade de Patrocínio

26/01/2018 às 14:40

Boa tarde, estamos de volta com o nosso comentário do dia, hoje nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro do ano da graça de 2018.

Nossa reportagem está sempre em contato com o PROCON de Patrocínio, com o seu superintendente Ricardo Balila, que desde o ano passado, na atual gestão municipal, colocou de volta a atuação do órgão que estava inerte, sem atuação praticamente nenhuma. Bom, voltou o ano passado, depois de muita cobrança da população, inclusive, depois de uma reorganização com planilhas de preços dos principais produtos de consumo. Faz muita falta um PROCON na cidade, numa crise econômica que estamos atravessando, saber um direcionamento e buscar os menores preços, é necessário. Há dias passados, foi divulgado por um órgão de divulgação nacional que Patrocínio é a cidade que pratica o maior preço em combustíveis, principalmente a gasolina, no estado. O que não demora também ser anunciado em nível nacional, que Patrocínio tem também a pizza mais cara do estado. Gente, o que ouvimos de reclamação sobre o alto preço de uma pizza em Patrocínio, é de arrepiar. O pessoal cobrando para que o PROCON se tiver em sua alçada, ver também essa questão. Essa questão do preço exagerado das pizzas em Patrocínio, não é de agora não, há muito tempo os consumidores vem cobrando, e o preço só aumentando. Nas reclamações dizem que o sabor da do produto é bom, mas que justifica o alto preço que é cobrado pelo produto.
O PROCON também já está divulgando as planilhas com os preços do material escolar, outro setor também que tem fazer muita pesquisa, pois quando chega nesta época, à coisa fica brava.
Agora o PROCON está fiscalizando estabelecimentos, onde dispositivos para consultar preços não estejam em pleno funcionamento.

Na maioria dos supermercados existem dispositivos para que o consumidor possa estar consultando o preço da mercadoria, porém o que tem sido percebido é que os mesmos não têm funcionado de forma correta. Com isso, o PROCON tem recebido reclamações sobre esse mal funcionamento e os fiscais do órgão de defesa ao consumidor tem feito as averiguações nesses estabelecimentos e constatado o problema, onde é feita a notificação. O superintendente do PROCON, Ricardo Antoni Rodrigues “Balila” alerta os proprietários e gerentes, principalmente dos grandes supermercados da cidade, que observem o funcionamento desses consultores de preços e ainda afirmou que caso haja novas denúncias e sejam constatadas a inoperância do sistema, serão aplicadas multas. Ele lembra mais uma vez sobre o plantão PROCON 98808 7017, que está à disposição 24 horas por dia ao consumidor. Ricardo frisa que é obrigatório que os preços dos produtos estejam nas gôndolas ou que esses dispositivos, quando existentes, estejam em funcionamento. É aquela questão das promoções, que colocam um preço nas gôndolas e depois no pagamento no caixa, cobram outro preço. O que tem gerado uma avalanche de reclamação nesse setor é incrível. Esperamos que o PROCON continue esse trabalho tão necessário á populaçaõ. E que outros setores também sejam fiscalizados.