Notícias

Comentário do Dia 27/11, o Dia Nacional do Combate ao Câncer

27/11/2017 às 14:23

Como já está terminando o mês de novembro, mês dedicado á prevenção do câncer, e muitas ações foram feitas e ainda sendo realizadas nesse sentido, registramos que hoje, dia 27 de novembro, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, considerado o mal do século. Estudo lançado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) com estimativas para o biênio 2016-2017 revela a ocorrência de 600 mil novos casos de câncer no Brasil. Vale dizer que, de todos os novos casos de câncer no mundo inteiro, 60% ocorrem em países em desenvolvimento. Mais grave ainda é o fato de que 70% dos óbitos acontecem nesses mesmos países – o que serve de alerta para a importância da prevenção. Com exceção do câncer de pele (não melanoma), os tipos que mais atingem os brasileiros são o câncer de próstata (61 mil) e o de mama (58 mil). Mas outros tipos da doença também têm grande incidência, como o câncer colorretal (34 mil) e o de pulmão (28 mil).

Em pleno Novembro Azul, o câncer de próstata merece muita atenção. Por se tratar de uma doença com ótimo prognóstico quando diagnosticada e tratada logo no início, é importante que os homens levem a sério os exames preventivos. De acordo com o médico urologista e ultrassonografista Leonardo Piber, a maioria dos casos acontece por volta dos 65 anos, mas a investigação diagnóstica deve acontecer a partir dos 50 anos. Quando há parentes diretos que já enfrentaram a doença, é recomendado iniciar os exames anuais mais cedo, a partir dos 40 anos. Piber afirma que, quando a análise do sangue detecta alteração importante, normalmente o médico do paciente solicita novos exames de imagem para eventualmente diagnosticar o câncer de próstata em fase inicial, já que a doença oferece boas chances de cura quando tratada logo no começo. “O PSA é uma proteína encontrada em grandes quantidades no sêmen e em pequena quantidade no sangue, mas é o suficiente para indicar quando há risco. Pode acontecer de o nível de PSA estar alto por conta de alguma inflamação ou infecção, ou ainda pelo aumento benigno da glândula prostática. Por isso, o médico deve fazer o toque retal e encaminhar o paciente para exames de imagem, considerando idade, histórico familiar, medicamentos de uso contínuo e até mesmo o uso de suplementos que afetam o tamanho da próstata. Quando o toque retal e o nível de PSA apontam para o câncer de próstata, outros exames costumam contribuir para chegar a um diagnóstico preciso, como o ultrassom transretal e a biópsia”.

Na semana passada, o Hospital do Câncer de Patrocínio promoveu a coleta de sangue de homens para o exame PSA, cujo resultado será entregue no próximo dia 30, quinta-feira. Os exames que apresentarem alguma alteração passarão por consulta com o urologista da instituição para exames mais profundos. Esta foi uma das ações que patrocínio promoveu nesse Novembro Azul, tal como no Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama, nas mulheres. O setor de saúde de patrocínio, poder público e privado, fez a sua parte, cumpriu o que foi determinado, fez o dever de casa, agora cabe a cada de nós seguir á risca os métodos de prevenção. Vamos fazer a nossa parte.