Notícias

Comentário do Dia 28/11, o Troféu Polivalente e o Consórcio de Águas do Cerrado

28/11/2017 às 14:26

Hoje, terça-feira, tem reunião ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio, a partir das 19 horas, aliás, por falar nas atividades da nossa Câmara de Vereadores, o projeto Câmara na Comunidade vai de vento em popa. Toda segunda-feira, os vereadores se reúnem em uma comunidade para tratar de assuntos de interesse local. Muito bom o projeto, tendo á frente o presidente da edilidade, vereador Thiago Malagolli. Tem rendido objetivos.

O Grupo Difusora de Comunicação realizou na noite de ontem, no Lions Clube Lilia Brandão, a 22ª edição do Troféu Polivalente, uma homenagem ao futebol amador da cidade, numa realização do departamento de esportes da empresa. A seleção amadora da cidade foi homenageada e tivemos também homenagens especiais, o prefeito Deiró Marra, o desportista Eustáquio José dos Reis (Tacão), e o Clube Atlético Patrocinense. Foi grande e representativo evento que superou as expectativas.

Outro acontecimento muito importante que aconteceu na noite de ontem, foi o seminário promovido pelo Consórcio de Águas do Cerrado. Presente todos os parceiros que empreenderam o projeto de recuperação da bacia do Córrego Feio, uma rede para implantação de serviços ecossistêmicos e sustentabilidade na agricultura, que consiste em uma parceria entre diversas entidades que buscam trabalhar essencialmente com a restauração do cerrado, boas práticas de manejo do café e iniciar planos de implantação de serviços na região do Córrego Feio que abastece a cidade de água, e que no período da seca já está preocupando a população. Fazem parte do Consórcio de Águas do Cerrado, a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, IUCN, Nespresso, Ipe, Imaflora, UTZ, Cooxupé, Daepa e Unicerp, e conta com o apoio da ANA – Agencia Nacional de Águas.

Pelo que vimos ontem nesse seminário, ouvindo atentamente as palestras, o projeto vai ter sequencia com todos esses parceiros demonstrando real interesse na bacia do córrego feio.

O tema foi paisagens produtivas sustentáveis na bacia do córrego feio, e também oportunidades para consolidação de um programa de pagamentos por serviços ambientais. Sobre esse rema, falou a representante da ANA – Agencia Nacional de Águas. Entre as ações, foi destacado também o projeto de reflorestamento do córrego feio, através do projeto você planta uma, nós plantamos 50, que foi lançado durante a Semana Internacional do Café, pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, quando foram distribuídas 204 mudas que se tornarão 10 mil e 200 mudas plantadas nos locais indicados pela Daepa. Foi um evento que reputamos dos mais importantes prla a bacia do Córrego Feio.