Notícias

Comentário do Dia 29/11, o projeto Justiça na Escola

29/11/2017 às 14:31

Antes de entrar no nosso tema de hoje, registramos que a Secretaria de Trânsito, Segurança e Transporte está trabalhando no sentido de renovar a sinalização horizontal e vertical da cidade, renovando as faixas de rolamento e implantando onde não havia, a exemplo da Avenida Padre Matias, avenida aqui da rádio, que tinha asfalto novo não tinha as faixas. Está ficando muito bonito, e o mais importante, funcional, com muito mais segurança. E vimos o secretário de transito, Alcides Dornelas acompanhando pessoalmente os trabalhos, quando ele nos disse que o trabalho vai continuar. Com isso a área urbana do transito vai ficar bem mais segura para motoristas e pedestres. Excelente trabalho, secretário. Que todos tenham a prudência de respeitar a renovada sinalização.

Repercutiu muito o nosso comentário de ontem a respeito do importante seminário consórcio das águas do cerrado, cuja meta é a preservação da bacia do Córrego Feio. Foi um encontro muito importante, que reuniu diversas entidades do setor. Durante o encontro foi bastante notada a ausência do superintendente do Daepa, Wanderley Marra e do Secretário de Meio Ambiente, Caio Veloso, em um tema de real importância para o município. Ouvimos comentários dos presentes a essas ausências.

Bom, o Tribunal de Justiça de Patrocínio está destacando em matéria no seu site, o projeto Justiça na Escola, da comarca de patrocínio, que inclusive, esteve semana passada no programa rádio comunidade, o Dr. Serlon Silva Santos, juiz de direito da Comarca, quando foi entrevistado pelo nosso companheiro, José Antonio, sobre o tema. A matéria do tribunal destaca o seguinte;

Comarca de Patrocínio desenvolve projeto com as escolas

Desde 2014, palestras e treinamentos envolvem alunos, pais e comunidade sobre conflitos na escola, indisciplina, violência, abuso de drogas, abuso físico e sexual. Esses são alguns dos temas que têm sido debatidos com a comunidade de Patrocínio, no Alto Paranaíba, desde 2014, quando o juiz Serlon Silva Santos, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude, deu início ao programa Justiça na Escola. Palestras e treinamentos são realizados com estudantes, professores e a comunidade, discutindo assuntos variados. Depois que as necessidades são identificadas, um projeto específico é elaborado para cada unidade educacional, de forma que os temas debatidos possam ser aprofundados. A meta do programa é não apenas conscientizar os alunos, mas também municiar os profissionais da educação com ferramentas que os auxiliem a lidar com questões diversas. “Queremos informar professores, alunos, pais e responsáveis sobre os caminhos para exercer seus direitos e a importância de cumprir seus deveres”, detalha o juiz Serlon Silva Santos. Para o magistrado, a aproximação do Judiciário com as instituições de ensino, a família e toda a sociedade permite a construção de um ambiente preparado para o combate e a prevenção dos problemas que afetam crianças e adolescentes, como bullying e evasão escolar.  O juiz acredita que, por meio do programa, é possível desenvolver ações e colaborar para a criação de um espaço escolar comunitário e saudável, iniciativa que envolve poder público, Executivo, Legislativo, Judiciário, setor educacional e sociedade. O desenvolvimento do programa na Comarca de Patrocínio começou a partir da percepção do magistrado de que inúmeras situações de conflito estavam aumentando, e muitas vezes também era significativo o desinteresse de alunos e pais. “Nosso objetivo foi criar um momento em que as questões pudessem ser debatidas pelos diversos segmentos da sociedade”, explica o juiz. É a nossa Comarca dando exemplo de onde ele deve começar, pela escola. Nossos cumprimentos mais uma vez ao Dr. Serlon, pela iniciativa, que a Rádio Difusora deu total apoio desde a sua implantação em 2014.