Notícias

Comentário do Dia 31/10, a Reforma da Previdência

31/10/2017 às 14:37

A semana será cortada no meio, com o feriado de quinta-feira, 02 de novembro dia de Finados, dia em que reverenciamos os nossos entes queridos que partiram  para o oriente eterno. Mas enquanto isso, a vida continua e com ela também as atribulações políticas e econômicas desse nosso Brasil varonil. O governo federal, depois que escapou de mais uma denúncia graças a compra descarada de votos de alguns congressistas  corruptos, e que infelizmente foi o povo quem os elegeu, sentiu-se fortalecido com a grande fraude, e agora quer de toda maneira, aprovar a reforma da previdência, que vai prejudicar tanto trabalhadores. Para contrariar essa pretensão do governo em querer empurrar goela abaixo essa reforma, a CPI da previdência mostra que não existe déficit no sistema de seguridade social do Brasil, aliás, nunca teve, mas sim uma má gestão, e que tem uma medida provisória aprovada pelos maus congressistas que obriga a previdência a repassar 30 por cento de seu faturamento para o cofres do governo para pagar parcelas da dívida pública, e também o governo não cobra dos grandes devedores e vive anistiando multas das grandes empresas. Eu li parte do relatório da CPI da previdência, e lá o senador Hélio Jose, do pros, diz que; “está havendo manipulação de dados por parte do governo para que seja aprovada a reforma da Previdência”. Ele acrescentou que “quando o assunto é Previdência, há uma série de cálculos forçados e irreais”.

Em 253 páginas, o relatório destaca que o “maior e mais grave problema da Previdência Social vem da vulnerabilidade e da fragilidade das fontes de custeio do sistema de seguridade social”. No documento, o relator destaca que, “antes de falar em déficit, é preciso corrigir distorções”. Outro trecho do documento ressalta que “a lei, ao invés de premiar o bom contribuinte, premia a sonegação e até a apropriação indébita, com programas de parcelamento de dívidas (Refis), que qualquer cidadão endividado desse país gostaria de poder acessar.

Ao contrário da maioria das CPIs, que, segundo Hélio José, ao final costumam pedir o indiciamento de pessoas, desta vez, o relatório é apenas propositivo. Nesse sentido, sugere dois projetos de lei (PLS) e três propostas de emenda constitucional (PECs). Uma delas proíbe a aplicação da Desvinculação de Receitas da União às receitas da seguridade social.

Em nossa opinião, o que pode acontecer é novamente o governo continuar comprando votos para a aprovação de mais essa aberração, e prejudicar ainda mais os trabalhadores, que ouviram ontem que o salário mínimo do ano que vem, será reduzido, e não aumentado, como vinha acontecendo. Será que a resposta a tudo isso, virá nas eleições gerais do ano que vem no voto? Está ficando cada vez mais difícil para os partidos fazerem campanha no ano que vem.