Notícias

Comentário do Dia, os novos quebra-molas

26/10/2017 às 14:21

A Câmara Municipal realizou na noite de ontem, uma solenidade bastante representativa, que foi a entrega de títulos de cidadão honorário a diversas personalidades que residem há muito tempo em Patrocínio, que aqui trabalham contribuindo pelo desenvolvimento do município, indicados pelos vereadores. Se eram patrocinenses de coração passam agora a ser patrocinense de fato e de direito. Nosso cumprimentos a todos eles.

Em nosso comentário de hoje, abordamos aquela antiga questão envolvendo os chamados popularmente de quebra-molas que estão por toda a cidade, quando temos registrado aqui milhares de reclamações desses quebra-molas em locais desnecessários. Em alguns locais, é extremamente necessário, mas outros, nem tanto. Estão ligando de novo dizendo que a secretaria de Transito está construindo mais quebra-molas na cidade. Nosso departamento de jornalismo procurou o secretário de Transito e Segurança, Alcides Dornelas, para que ele pudesse explicar a construção de mais quebra-molas. É que no primeiro semestre deste ano, o secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, Alcides Dornelas dos Santos informou que a instalação dos quebra-molas que haviam sido instalados pela cidade seriam analisados e alguns poderiam ser até mesmo retirados. Já nesta semana, vários redutores e travessias elevadas estão sendo construídos. Questionado sobre essa situação, o secretário explicou que onde foram construídos os quebra-molas sem qualquer tipo de estudo técnico e que já causaram, inclusive acidentes, poderão ser refeitos dentro dos padrões. Ele deu como exemplo um que foi construído, na Avenida Jorge Elias Abrão, próximo a sede da Delegacia Regional da Polícia Civil, onde foi analisado que naquele local há necessidade do dispositivo e com isso o mesmo foi refeito com quase 5 metros de extensão para evitar impactos mais violentos.

O secretário afirmou que onde houver maior fluxo de pedestre, como porta de escolas e hospitais serão construídas passagens elevadas com 7 metros de extensão e com até 12 centímetros de altura. Além disso estão sendo feitos os redutores de velocidade de 4 metros de extensão por no máximo 12 centímetros de altura, como forma de educar os motoristas que não costumam dirigir em alta velocidade nas ruas de Patrocínio. Ainda existem vários pedidos feitos pelos vereadores, para que sejam colocados redutores ou quebra-molas em vários pontos da cidade. Sobre essas indicações, Alcides afirmou que a maioria não será atendida.

Bom, está esclarecida então essa questão aos milhares de ouvintes que ligaram aqui na redação, reclamando. Na verdade, o bom seria que não tivesse nenhum quebra-molas na cidade, mas, isso é impossível, pois nem todos os motorista e motociclistas tem consciência de saber dirigir com educação e cuidado. A quantidade de quebra-molas em uma cidade, alguém já disse, demonstra a educação dos motoristas.