Notícias

Conheça os homenageados do Troféu Polivalente 2018

23/11/2018 às 15:07

Foto: da esquerda para a direita: Bruno, Gabriel e Joãozinho Urutal.

Na próxima segunda-feira (26), a Difusora 95, através de sua equipe de esportes com apoio da Liga Patrocinense de Futebol (LPF), premiará os melhores do ano do esporte amador de Patrocínio. Os destaques do Campeonato Amador da Primeira Divisão, além do Campeão da Segunda Divisão e também do Campeão Rural. Tradicionalmente três personalidades do esporte em Patrocínio são homenageadas, todos os anos, por grandes serviços prestados ao esporte na cidade e região, em Minas Gerais, no Brasil e no Mundo.

Um dos homenageados do Troféu Polivalente 2018 será o professor de Educação Física da APAE de Patrocínio, Bruno Dornelas Azevedo Santos, 35 anos, natural de Belo Horizonte. Bruno é formado em Educação Física e é Pós-graduado em Educação Inclusiva Especial. Ele exerce a função de treinador da equipe de esportes em várias modalidades, como: Atletismo, Natação e Tênis de Mesa. O professor tem em seu currículo várias conquistas, como o hexacampeonato mineiro de natação e tênis de mesa, além do Troféu Melhor do Ano, conquistado nos anos de 2016 e 2017 junto ao Governo de Minas, destaque Técnico Paralímpico Escolar de tênis de mesa, tricampeão brasileiro de tênis de mesa com a atleta Tainá Damasceno e campeão brasileiro com o atleta Mateus Toledo.

Outro homenageado será o atleta Gabriel Ávila Queiroz Machado. Gabriel Ávila, de 19 anos, conquistou no início deste ano o Campeão Mundial de Jiu-Jitsu, competição que foi disputada nos Estados Unidos. Com a grande conquista, Gabriel foi recebido em Patrocínio com bastante festa, desfilou em carro aberto pelo Corpo de Bombeiros com a presença de familiares e amigos. O lutador começou os seus treinamentos aos 11 anos, e em janeiro de 2013 foi influenciado pelo seu primo Bernardo a praticar e se dedicar mais ao esporte. No inicio, o jovem não sabia nem o que era Jiu-Jitsu direito, treinava porque já tinha comprado um kimono para ele e outro para seu primo. Depois do seu primeiro campeonato disputado, Gabriel ficou bastante empolgado e passou a se dedicar dia após dia. Já no ano de 2013, o atleta foi graduado para a faixa amarela, e em 2014 para a laranja. Quando começou ele afirma que não tinha talento algum e nenhuma aptidão física. Na faixa laranja deu início a sua participação em campeonatos de BH e região. Em 2015, se graduo para a faixa verde e também foi nesse ano que disputou seu primeiro campeonato fora do país, o MERCOSUL, em Buenos Aires. Nesse evento, Gabriel ficou com ouro ao derrotar um oponente faixa azul, que tinha 17 anos, e outro faixa verde, de 15 anos. Em 2017 já na faixa azul, o lutador ganhou o Brasileiro e o Sul-americano, e neste ano se sagrou campeão mundial nos EUA.

Quem também será homenageado com o Troféu Polivalente da Difusora é o desportista João Batista Cândido. Joãozinho Urutal, como é conhecido, é uma figura de destaque no esporte patrocinense. Aos 57 anos de idade, ele é natural de Patrocínio. Casado com Maria Aparecida da Silva e pai da Mariana da Silva Cândido. A sua história no futebol começou ainda em campo de terra, em frente a empresa Reunidas, na av. Rui Barbosa, lá nos anos 60. Joãozinho tem uma grande paixão pelo futebol, responsável pela revelação de vários jogadores para o esporte amador e profissional, como do meio-campo Rogerinho, que atuou com a camisa do América Mineiro. Urutal disputou vários Campeonatos Pedro Alves do Nascimento, além de inúmeros torneios regionais, ele também já realizou trabalhos na equipe juvenil do Umuarama, time amador de Uberlândia, sendo campeão juvenil em 1991 e campeão da Copa Dente de Leite em 1989 pelo Ferroviário, na função de treinador da equipe. O apaixonado por futebol foi um dos primeiros jogadores a atuar no estádio Assis Filho, nos anos 80. Dentre os vários títulos conquistados no ano 2000 está o título da segunda divisão do futebol amador  pela equipe do DaTerra.  Ao lado de Adélio Furtado de Oliveira, o Delinho, que hoje é supervisor de esportes da cidade, Joãozinho Urutal conquistava o título de Campeão Amador da segunda divisão no ano de 2001 pelo DaTerra que tinha em sua diretoria o atual diretor de futebol do Clube Atlético Patrocinense, Marco Antônio Silva, o Marcão. Seu último trabalho aconteceu em 2015, quando foi vice-campeão da segunda divisão do Campeonato Amador com a equipe do Madureira.

Erasmo Claudio/Difusora 95