Notícias

Dois vereadores da Câmara de Patrocínio estão na mira da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar segundo presidente

22/05/2019 às 20:34

A advogada e vereadora Neuza Mendes, presidente da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar na Câmara Municipal de Patrocínio, diante dos últimos acontecimentos nas reuniões da Casa de Leis, onde vereadores têm ao invés debatido ideias e projetos em benefício da população, se apegado a embates com questões pessoais, se pronunciou sobre a situação com a reportagem da Difusora95. No seu posicionamento, em especial do fato de Ricardo Antoni Rodrigues “Balila”, na reunião do dia 14 de maio, ter se ajoelhado em frente a outro parlamentar e aos gritos, implorado a ele que não embargasse as obras de construção do Pronto Socorro Municipal, devido a uma denúncia que segundo Ricardo este vereador estaria apresentando a justiça e poderia inviabilizar as obras ao menos no momento.  Neuza disse que no seu ponto de vista tal postura não cabe ação da Comissão que preside, pois o que o vereador Ricardo Antoni fez foi um teatro, mas sem ferir a integridade de nenhum parlamentar da Câmara.

“No meu entendimento em momento algum o Balila feriu a ética ou ofendeu a pessoa do vereador, ele pediu pelo amor Deus não interfira nas obras do Pronto Socorro, a sociedade precisa do Pronto Socorro. E realmente a sociedade precisa desta obra concluída, e todos nós estamos empenhados, dedicados e apoiando os atos do nosso prefeito e do secretário de Saúde e de todos envolvidos para que o sonho da construção do Pronto Socorro seja concretizado” enfatizou Neuza Mendes ao justificar para a reportagem da Difusora95 os motivos de não atuar com a Comissão nesta questão específica.

De acordo com a presidente, já na noite da última terça-feira dia 21, quando acontecia a 15ª Reunião Ordinária, duas questões lhe chamaram atenção para serem analisadas na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa. Os dois momentos citados por Mendes envolvem os vereadores Thiago Oliveira Malagoli e Paulo Roberto dos Santos – Panxita.

“O vereador Thiago Malagolli, você pode até puxar a fita, que vai ser possível o ouvir dizendo que essa Câmara, é um lixo. Eu Neuza não vejo isso. Agora se ele vê que a Câmara é um lixo, quem está dentro da lata de lixo? Ele englobou todos, de uma forma geral, então ai sim, eu acho que o vereador feriu” explicou Mendes.

A reportagem da Difusora95 diante as convicções da presidente Neusa, de que houve ato para atuação da Comissão, nas falas de Malagolli, a indagou, se neste posicionamento, ela já estaria afirmando uma possível ação contra o parlamentar, ela disse: “eu não decido pela Comissão, até pelo fato de ela ter outros membros, mas com certeza posso te afirmar que nós vamos nos reunir e ver o posicionamento diante deste caso” sintetizou.

O outro ponto que Dra. Neuza enfatizou na entrevista dada a 95, foi o desrespeito hierárquico que segundo ela anda presente nas reuniões da Câmara, com o presidente Valtinho do Jandaia, fato que ela disse ter havido na 15ª Sessão Ordinária. “Presidente é presidente, se ele te deu o poder de fala, você usa, se ele não te deu a fala, você não usa, se ele cassou a sua fala, ela está cassada, e infelizmente, tem vereador que o presidente não dá a fala e ele simplesmente grita, e faz com que o presidente tenha que encerrar a reunião antes da conclusão da pauta.”

A explicação da presidente Neuza foi uma referência ao fato de o vereador Panxita, na última reunião, ter solicitado a fala ao presidente, e este por sua vez não concedeu, abrindo a palavra para o Secretário de Trânsito, Transportes e Segurança Pública, Alcides Dornelas dos Santos, que estava aguardando para o uso do Grande Expediente, onde ele havia sido convocado por vereadores, para prestar esclarecimentos sobre ações diversas da pasta. Naquela oportunidade, Paulo Roberto insistentemente dizia que tinha que ter o direito de fala,  ele alegava ter sido citado por vereadores anteriormente ao pedido, e dizia mesmo sem o uso do microfone, que ele não queria nada mais que o direito a resposta. Mas no embate com o presidente, que se enrijeceu na negativa, e alegando questão de ordem, encerrou a Sessão, sem que o Grande Expediente se quer, fosse aberto.

Na foto: Neuza Mendes durante uma das entrevistas ao Rádio Comunidade. 

José Antonio/Grupo Difusora