Notícias

Encontro entre gestores municipais debateu pactuação de atendimentos cardiológicos na Microrregião

23/04/2018 às 13:06

Encabeçada por Patrocínio através do Secretário Municipal de Saúde, Humberto Donizete Ferreira – Bebé, na última sexta-feira dia 20, aconteceu uma reunião com secretários de saúde dos Municípios da Microrregião de Patrocínio, para debater o atendimento cardiológico através do Sistema Único de Saúde – SUS, em especial a realização de cirurgias, o que tem feito com que muitas pessoas, aguardem em longas filas. Segundo Bebé os gestores das Secretarias dos Municípios da Microrregião, Abadia dos Dourados, Coromandel, Douradoquara, Grupiara, Estrela do Sul, Iraí de Minas e Monte Carmelo, viram a iniciativa de Patrocínio, com satisfação e estarão juntos nesta busca por um Município que possa atender as demandas cardiológicas da Microrregião, e com isso desafogar as filas junto a seus Municípios, que igual a Patrocínio, são grandes. De acordo com o secretário Humberto já há negociações com São Sebastião do Paraíso, cidade do Sul Minas Gerais, referência no Estado na área da cardiologia, para que os atendimentos de Patrocínio e da Microrregião sejam realizados naquela cidade.

Bebé disse que antes desta pactuação, é necessário que haja consenso entre os Municípios, e que estes oficializem a intenção junto a Gerencia Regional de Saúde que também funciona em Uberlândia. “Obtendo a provação junto à Regional de saúde é necessário obter o aval da Secretaria de Saúde de Minas Gerais onde as pactuações são efetivadas” afirmou Humberto.  Ainda segundo o secretário a expectativa agora é de reuniões sejam realizadas de forma itinerante nos Municípios da Microrregião, visando à formulação da documentação para a mudança na pactuação da cardiologia.

“Se nós conseguirmos essa pactuação vai ser um avanço muito grande. Nós já conseguimos retirar recursos da área de cateterismo de Uberlândia e levar para São Sebastião do Paraíso onde nós hoje estamos já conseguindo ter os nossos pacientes atendidos” enfatizou Humberto Donizete.

A medida faz parte de uma das metas do Secretário, informada inclusive, quando o mesmo assumiu ao cargo, numa entrevista dada a reportagem da Difusora95, onde ele dizia que era de interesse da administração, senão trazer para Patrocínio, serviços da área da saúde que são realizados em outros Municípios, “os TFDs”, levar para outros Municípios que possam atender em tempo e hora as demandas apresentadas junto a Secretaria. Nesta área informada, os atendimentos com o Município pactuado pelo Sus para atender demandas cardiológicas em especial cirurgias, é Uberlândia, mas o mesmo não tem disponibilizado os atendimentos como deveria, ao que tudo indica, por já estar acima de sua capacidade de atender.

Clique no link abaixo  e ouça a entrevista concedida pelo Secretário de Saúde de Patrocínio, Humberto Donizete Ferreira a Difusora95.

José Antonio/Grupo Difusora de Comunicação.