Notícias

Médico da Santa Casa em entrevista a Difusora falou sobre os serviços oferecidos pela Unidade de Saúde Mental do Hospital

22/08/2017 às 10:57

*Na foto, os membros da Unidade de Saúde Mental da Santa Casa: ao fundo: Dr. Louston Castilho N. Vieira (Médico Psiquiatra); Dr. Marcelo B. Paula (Médico Psiquiatra) e João Paulo Fernandes (Enfermeiro). A frente: Laiany S. Sousa (Psicóloga); Keliana C. Dornelas Tavares (Enfermeira); Dr. Gustavo A. Magalhães Pinto (Médico Psiquiatra)

Mais de 10% da população brasileira sofre algum tipo de transtorno mental grave e que necessita de algum tipo de tratamento e intervenção médica, o que leva as doenças mentais ocuparem  cinco posições no ranking das dez principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Visando tratar pacientes da comunidade local e regional, por ser a referencia para mais de 10 Municípios do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, o Hospital Santa Casa de Patrocínio mantém em sua estrutura física a Unidade de Saúde Mental, que, como integrante da rede psicossocial, tem o objetivo de proporcionar maior número de recuperações e reinserções sociais dos pacientes, através da construção de um Projeto Terapêutico Individual de acordo com as necessidades e patologias de cada paciente.

A Unidade é a única de Patrocínio e região habilitada ao SUS para atender, também pacientes com sofrimento ou transtorno mental decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas durante o período agudo da doença.

Na Unidade de Saúde Mental da Santa Casa de Patrocínio, trabalha uma equipe multidisciplinar treinada e capacitada formada por: médicos psiquiatras, médicos clínicos gerais, assistente social, psicóloga, nutricionista, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Possui 24 leitos dos quais 20 são destinados a pacientes usuários do SUS e 04 destinados a pacientes particulares e convênios.

Visando informar a comunidade local e da região sobre o serviço ofertado pela Unidade de Saúde Mental da Santa Casa, o jornalismo da Difusora, convidou para participar no programa Show da Manhã de segunda-feira dia 21, o médico Louston Castilho Nobre Vieira, responsável pela Unidade.

A entrevista pode ser ouvida na integra no link abaixo:

José Antonio/Grupo Difusora.