Notícias

Museu Municipal mesmo diante a reforma, não possui aprovação junto aos Bombeiros para funcionamento

20/09/2018 às 12:25

Após o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro – RJ, os espaços de funcionamento de museus de todo o país estão na mira da fiscalização. Em Patrocínio com o Museu Municipal Professor Hugo Machado da Silveira, que teve o prédio na última administração municipal, envolvido em uma reforma ampla, oferecida pela Vale Fertilizantes a situação não foi diferente dos demais pelo Brasil, houve uma vistoria geral pelo Corpo de Bombeiros, e o prédio mesmo diante a reforma, não conseguiu aprovação em todos os requisitos. Em entrevista a reportagem da Difusora95, Eliane Ferreira Nunes, Secretária Municipal de Cultura, ao lamentar o ocorrido no Museu Nacional, disse que no prédio do Museu Municipal, um único ponto estava em desacordo com a legislação, para o recebimento do público, e diga se de passagem, ponto crucial para o funcionamento daquele espaço. Trata-se do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, projeto esse que se quer havia sido apresentado pela Prefeitura, e/ou organizadores da reforma, ao Corpo de Bombeiros local, segundo Eliane.

“O nosso Museu, mesmo diante a reforma que teve, com os profissionais que estavam envolvidos na obra, não constou o projeto aprovado pelos Bombeiros” enfatizou. A secretária disse ter ficado sabendo da situação, ao solicitar a criação de um espaço para eventos no Museu Municipal, área essa denominada de “Sala de Concertos”. Eliane disse ter sido uma surpresa para ela ao solicitar o Projeto da Sala de Concertos e saber de tal situação” explicou a secretária.

Nunes disse que o projeto já estava em ação junto ao setor devido da Prefeitura, e que ainda nesta semana, este estaria sendo protocolado junto ao Corpo de Bombeiros para a devida analise e vistoria.

Pelo que apurou a reportagem da Difusora95, após o registro do projeto junto ao Pelotão dos Bombeiros, o mesmo leva um prazo máximo de trinta dias, para analise, vistoria e caso não haja a necessidade de nenhuma alteração, que seja feita a liberação. Enquanto o laudo não sai, a intenção da Secretaria de implantar a “Sala de Concertos”, deve ficar para um próximo momento.

Foto: Jornal de Patrocínio.

José Antonio/Grupo Difusora.