Notícias

Primeira edição do Casamento Civil Comunitário de Patrocínio foi realizada com muito sucesso

12/12/2017 às 09:12

Por meio de iniciativa do juiz e diretor do Foro da Comarca de Patrocínio, Pedro Marcos Begatte, ao perceber a demanda apresentada pela comunidade através do Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, onde muitos buscavam ajuda para conseguir comprovação para conseguir resolver questões familiares após o falecimento de um dos “cônjuges”, e pelo fato de não estar oficialmente casado e sim amasiado, não conseguir documentação comprobatória, para um inventário, se conseguir uma pensão ou algo que necessite de documentos legais para tal. Diante a essa demanda de muitos na comunidade patrocinense, é que se houve a parceria entre o Cejusc, curso de direito do Unicerp, Valdir Ferreira das Neves diretor administrativo do Fórum da Comarca e do Ministério Público, para a conversão de uma união estável, ou seja a situação de amasiado em casamento por via judicial, inclusive retroativo a data de início da união sem perda para os casais. Diante a parceria inédita no Município de Patrocínio, foi lançado o edital do 1º Casamento Civil Comunitário de Patrocínio, dando prazo e oportunidade para que casais amasiados no Município pudessem se organizar e se inscrever no processo. O número de inscritos surpreendeu a organização, chegando quase a trezentos casais, porém somente 129, conseguiram organizar a documentação pessoal, (única cobrança financeira para participar), em tempo hábil para o casamento.

O 1º Casamento Civil Comunitário de Patrocínio aconteceu na tarde/noite do último sábado dia 09, no poliesportivo do Catiguá Tênis Clube. Entre as prioridades do edital, casais de baixa renda e que já morassem juntos na modalidade de marido e mulher, ou seja, amasiados.

O evento foi sucesso de público, organização e participação, assim classificou vários casais que participaram da solenidade e que foram ouvidos pela reportagem da Difusora95 antes, durante e depois do 1º Casamento Civil Comunitário de Patrocínio.

A reportagem do Grupo Difusora de Comunicação parabeniza ao juiz Pedro Begatte também coordenador do Cejusc, (órgão, que ele na condição de juiz fez de tudo para que fosse implantado junto a Comarca), pela iniciativa, ao administrador do Fórum, Valdir Ferreira das Neves pelo empenho e presteza, e ao Unicerp através do curso de Direito, e a todos os demais envolvidos no 1º Casamento Civil Comunitário de Patrocínio, pelo desprendimento social e comunitário em auxiliar as famílias da comunidade patrocinense na concretização de um sonho, que para muitos seria impossível, mas que diante ao apoio direto ou indiretamente dado, por todos os envolvidos nesta ideia, uma linda solenidade festiva foi organizada para coroar e converter o tempo de amásios em casamento oficial, por via judicial!

José Antonio/Grupo Difusora.