Notícias

Santa Casa de Patrocínio realizou sua Assembleia Geral Ordinária na noite da última terça

18/04/2018 às 12:57

Foto Matheus Bastos /Ascom Santa Casa.

Foi realizada na noite da última terça-feira dia 17, no auditório da Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora do Patrocínio a Assembleia Geral Ordinária visando à prestação de contas do exercício de 2017 da instituição de saúde. Logo após a reunião a reportagem da Difusora95, conversou com o provedor, José Carlos Dias, que avaliou com positivismo a sessão. Realista com as dificuldades financeiras da Santa Casa, que mais vez, apresentou déficit, José Carlos disse que para equilibrar as contas muitos cortes foram feitos em 2017, inclusive, cortes (demissões e até remanejamentos de funcionários, suspensão de algumas ofertas a colaboradores),  que ele não gostaria que fossem feitos, mas que para manter os atendimentos da Santa Casa que é referência na área do Sistema Único de Saúde – SUS, para a microrregião e inclusive outros Municípios mais distantes de Patrocínio, bem como melhorar ainda mais a qualidade dos serviços, várias ações tiveram que ser feitas visando à permanência da instituição de portas abertas para a população local e regional. O provedor disse ainda que as adequações não se concluíram, “novas medidas deverão ser tomadas em vários setores da Santa Casa, para que as contas se equilibrem”.

Mesmo não sendo favorável financeiramente, o fechamento de 2017, já mostrou reação se comparado com anos anteriores, ou seja, o déficit foi menor. “O meu objetivo, é terminar a gestão, se Deus quiser, deixando a Santa Casa, sem dividas, ou seja, no azul, e pra isso eu conto com a ajuda primeiramente de Deus, com a contribuição dos membros da Irmandade, conselheiros, os membros de minha diretoria e funcionários, eu tenho certeza de que esse equilíbrio financeiro vai ser uma realidade” enfatizou o provedor.

Ainda segundo Dias, a sua gestão a partir deste ano, fará reuniões com os membros do Conselho Fiscal, de forma trimestral, e não somente como tradicionalmente é feita, anual para a Assembleia Geral Ordinária, o que vai oportunizar a minimização de erros, e a correção de ações em tempo e hora.

A reportagem da Difusora95 conversou também com o superintendente da Santa Casa, Augusto César Guimarães de Moura, que disse que mesmo em meio a déficit financeiro, a Santa Casa ainda conseguiu crescer 27% nos últimos três anos, e cumprindo com a Missão da instituição que é a de fazer saúde e fazer saúde de qualidade para a comunidade patrocinense e a região, visto que a Santa Casa de Patrocínio é referencia para mais de duzentos e ciquenta mil habitantes englobando todos os Municípios referenciados.  Augusto disse estar otimista com o crescimento da instituição dentro do planejamento estratégico da mesma e já vislumbra investimentos e novos serviços ofertados pela Santa Casa a comunidade para 2019.

Dentre as metas para 2018, o superintendente disse que a responsabilidade da diretoria da Santa Casa é muito grande para com a saúde dos cidadãos, e passa pela redução da divida em ao menos 25%, para a manutenção dos atendimentos prestados pela Santa Casa de Patrocínio. Ainda segundo Moura, esses 25%, pode ser de redução na divida ou de crescimento em sua receita para que não haja dificuldades maiores futuras. “E a diretoria está empenhada em até superar a meta” disse Augusto.

José Antonio/Grupo Difusora de Comunicação.