Notícias

Foto reprodução
160 km/h em alta pressão! Por que segurar espirro é tão perigoso
20/09/2023 às 17:26
Sabe quando você dá aquele espirro que limpa até a alma? É uma delícia, né? Mas nem sempre a gente consegue fazer isso sem preocupações e muita gente tenta prender o espirro na hora em que ele vai sair. O problema é que isso pode fazer muito mal.
Por que segurar espirro é ruim?
Bom, se você faz isso, o alerta é: por favor, pare. Essa recomendação vale porque, segundo especialistas, prender o espirro quando ele está saindo pode causar problemas de saúde sérios.
Função do espirro. Ele é um mecanismo de proteção do corpo, que serve para eliminar possíveis partículas irritantes do nosso sistema respiratório.
O corpo faz isso expulsando o ar a toda velocidade. Cientistas estimam que a velocidade de um espirro chegue a 160 km/h.
Tal velocidade gera uma pressão alta dentro do nosso organismo, que normalmente é aliviada com a expulsão do ar pelas narinas e pela boca.
Possibilidade de problemas graves. Se você fecha o nariz e a boca, essa pressão pode causar danos a diversas partes do corpo. Os tímpanos podem sofrer lesões, pessoas com osteoporose podem fraturar costelas e, nos casos de pessoas com condições propícias, pode acontecer até mesmo um AVC.
E o barulho?
Ruídos de barulhos diferentes. É importante ressaltar que há pessoas com espirros que causam um som mais alto, e outras que são menos escandalosas nesse sentido. E isso é supernormal.
Se você está em uma situação social e não pode fazer aquele barulhão todo, pode usar algumas táticas: uma delas é colocar a dobra do braço na frente da boca, mas sem tapar. Isso vai abafar o som.
Recomendação: Especialistas dizem que para espirrar corretamente devemos manter a boca aberta e não tapar o fluxo de ar. Fazendo isso, dificilmente você terá problemas. Siga essas dicas e bons espirros.
Fonte: Viva Bem uol
