Notícias

Foto: Reprodução

25% dos brasileiros ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda

31/05/2023 às 14:18

O prazo final da entrega da declaração do Imposto de Renda encerra nesta quarta-feira (31) e mais de 10 milhões de brasileiros ainda não cumpriram essa obrigação fiscal. Esse número representa 25% das pessoas que são obrigadas a enviar suas informações fiscais para a receita federal.

Em conversa a Difusora 95 FM, professora da Escola de Negócios da Universidade Positivo e Doutora em Ciências Contábeis, Caroline Rakowski, explicou que deve declarar o imposto de renda as pessoas físicas residentes do Brasil que tiveram no ano de 2022 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70.

As pessoas que receberam rendimentos isentos, sejam estes tributados ou não, exclusivamente na fonte superiores a 40 mil no ano de 2022, quem ao final do mesmo teve bens e direitos como imóveis, veículos e investimentos que somados superavam a 300 mil e quem realizou operações de alienação de vendas na bolsa de valores que tenha uma soma superior a 40 mil, deve declarar o imposto de renda.

A entrega do Imposto de Renda deve acontecer de forma completa, onde o contribuinte deve fornecer  todas as informações como, RG, CPF, comprovante de residência dados bancários o informe de rendimentos que a empresa fornece ao contribuinte, documentos pessoais dos dependentes, comprovante de despesas médicas, comprovante de despesas com o ensino.

A Malha Fina é o terror daqueles com potenciais riscos de que a sua documentação tenha sido retida. Para não cair na Malha Fina o contribuinte deve apresentar todas as informações à Receita Federal, as mesmas devem ser coerentes com as informadas pela Fonte Pagadora. Caso o contribuinte decida fazer uma declaração em conjunto, será necessário registrar todos os rendimentos do seu cônjuge.

Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Filipe Rodrigues | Difusora 95

>>>CLIQUE  AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<