Notícias

Foto: Johnny Pires

34ª Reunião Ordinária é realizada na Câmara Municipal de Patrocínio

24/10/2023 às 14:39

Ocorreu nesta terça-feira (24), a 34ª Reunião Ordinária na Câmara Municipal com início as 9h percorrendo até 11h35.

PEQUENO EXPEDIENTE

Abordou projetos como veto total a proposição de lei nº 461/2023 de autoria dos vereadores Ricardo Antoni Balila e Francisca Carneiro dos Santos (Chiquita), que visa o desembarque da população no transporte público no período noturno, fora da parada regular.

ORDEM DO DIA

A Mesa Diretora da Câmara Municipal, apresentou um processo de lei complementar, que posteriormente foi aprovado. O mesmo cria cargos de Agente de Manutenção, Reparos e TI, extinguindo uma vaga do cargo de Agente Legislativo dentro da Casa de Leis.

Outro processo aprovado, foi o de nº 735/2023 que dispõe sobre a divulgação da destinação dos valores arrecadados com as multas de trânsito sob jurisdição da SESTRAN.

Na 33ª Reunião Ordinária foi apresentado o projeto de lei para a criação do Dia Municipal de Combate á Violência Política este que foi aprovado na atual reunião. O autor do processo, professor Natanael, destacou que a justiça eleitoral vem sido atacada constantemente e os números de ameaças na política cresceram nos últimos anos.

Natanael destacou ainda que o dia contemplado para a conscientização sobre o assunto será 14 de março, isso deve-se ao fato da morte da deputada em exercício de mandato, Mariele Franco.

DISCUSSÃO E VOTAÇÃO

Sendo um dos processos polêmicos da reunião, em primeira discussão e votação, o processo de lei complementar 54/2023, que dispõe sobre as Edificações e Obras do município de Patrocínio, como por exemplo a prorrogação da construção das calçadas para 120 dias uma indicação feita pelo vereador Paulo Roberto dos Santos (Panxita), foi negado com 6 votos contrários e 7 favoráveis uma vez que é necessário maioria absoluta para ser aprovado.

Durante conversa com a Difusora 95, Roberto Margari destacou sobre a situação do plano diretor em Patrocínio que visa a construção de calçadas e edificações na avenida Altino Guimarães. Questionado pela reportagem sobre possíveis alterações no plano diretor o parlamentar destacou que as mesmas serão indicadas pelo mesmo ao prefeito municipal.

Em Discussão e Votação Única, houve cerca de 24 indicações dos vereadores entre elas uma solicitação do líder do governo, a qual solicita junto a Secretária de Obras a transferência da responsabilidade do transporte escolar para a Sede da Secretaria de Educação.

O grande expediente teve a presença do diretor presidente do Jornal de Patrocínio que abordou sobre os 50 anos do veículo de comunicação escrita.

Leandro Caixeta também fez uso do Grande Expediente, ressaltando algumas denúncias da comunidade com relação a várias questões do nosso cotidiano.

Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar | Difusora 95