Notícias

Foto reprodução

5 sinais de que você pode estar com grave doença hepática

14/03/2024 às 17:24

Se você acha que é apenas um pequeno desconforto físico, pense novamente. A esteatose hepática, também conhecida por doença hepática gordurosa, é uma condição médica séria que pode ter sérias implicações para sua saúde.

Conhecendo os sintomas, os métodos de diagnóstico e as formas de prevenção, você pode se proteger dessa doença e se manter saudável.

A consequência mais óbvia e direta dessa doença é a inflamação do fígado, também conhecida como esteato hepática. Mas as complicações não param por aí: a doença pode evoluir para uma condição ainda mais séria chamada fibrose, que é uma resposta do corpo à tentativa de curar tecidos danificados.

Então, o que é a esteatose hepática?

De modo geral, a esteatose hepática é um distúrbio caracterizado pelo acúmulo de gordura no interior das células do fígado.

Essa condição traz uma série de problemas para o corpo, uma vez que o fígado realiza mais de 500 funções essenciais para o corpo.

Em estágios iniciais, a esteatose hepática geralmente não provoca sintomas. Resumindo, é uma doença silenciosa. Nesse contexto, torna-se evidentemente importante fazer check-ups regulares e manter um estilo de vida saudável.

5 sinais da grave doença hepática

Dor no canto superior direito da barriga;

Cansaço extremo;

Perda de peso e de apetite sem nenhum motivo aparente;

Fraqueza;

Aumento do fígado.

Esses sintomas podem acabar facilmente confundidos com outras doenças. Portanto, se houver suspeita de que seja consequência de doença hepática gordurosa, é fundamental procurar orientação médica e realizar exames específicos.

Além disso, nos estágios mais avançados de esteato-hepatite, os seguintes sintomas podem surgir:

Ascite (acúmulo anormal de líquido dentro do abdome);

Encefalopatia (doenças no encéfalo) e confusão mental;

Hemorragias;

Queda no número de plaquetas do sangue;

Icterícia (pele e olhos amarelados).

Tipos de doença hepática gordurosa

Existem dois tipos principais de doenças hepáticas que envolvem o acúmulo de gordura, ambas perigosas e que podem evoluir para cirrose ou câncer de fígado.

Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA)

Encontrada em pacientes que consomem pouco ou nenhum álcool. Fatores como obesidade, resistência à insulina, diabetes, níveis elevados de lipídios no sangue e síndrome metabólica são comuns nesse caso de doença.

Esteatohepatite alcoólica (EHNA)

Aqui, o principal vilão é o álcool. As bebidas alcoólicas em excesso são tóxicas para o fígado, e estimulam o acúmulo de gordura, inflamação e, por fim, danos ao órgão.

Como reconhecer a esteatose hepática?

Os médicos geralmente usam uma combinação de exames de sangue e imagem para identificar a doença – particularmente para medir os níveis das enzimas hepáticas e avaliar possíveis alterações no fígado. Em alguns casos, até mesmo uma biópsia pode ser necessária.

Um dos exames mais importantes neste processo é a elastografia hepática, um método que mede a elasticidade do tecido hepático e a quantidade de gordura acumulada no fígado.

O exame é geralmente considerado simples de ser executado e possui um custo baixo, sendo um método de diagnóstico muito utilizado.

Como tratar?

No início, uma mudança no estilo de vida pode ser suficiente para reverter a doença. Um plano de alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são os primeiros passos para cuidar de sua saúde hepática.

Para casos mais sérios, onde a inflamação do fígado é um problema, medicamentos podem ser necessários.

Em situações graves, a cirurgia bariátrica ou até mesmo um transplante de fígado podem se tornar a única opção de tratamento.

Afinal, como prevenir a esteatose hepática?

Mudanças nos hábitos alimentares e de estilo de vida são a melhor forma de prevenção. Evite o excesso de álcool, mantenha uma dieta saudável, um peso adequado e pratique atividade física regularmente.

De acordo com estudos, a perda de 5% do peso já pode levar à regressão da esteatose hepática. Para a reduzir a esteato hepática ou a fibrose, é necessário perder de 7% a 10% do peso corporal. Portanto, é crucial manter-se vigilante e levar a sério qualquer esforço para perder peso.

Por fim, conhecer os sintomas e as formas de prevenção e tratamento é essencial para manter seu fígado saudável e seu corpo funcionando adequadamente.

Fonte: Catraca Livre