Notícias

Foto reprodução

6 sinais de que sua tireoide está doente

27/03/2024 às 16:53

A fadiga é um sintoma bem conhecido e comum de uma tireoide doente. Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo podem causar esse cansaço. Mas há muitos outros sinais enviados quando algo com essa glândula não vai bem.

O hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto, podendo, também, ser provocada pela falta ou pelo excesso de iodo na dieta. A condição se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina).

Já o hipertireoidismo caracteriza pela produção excessiva dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) e pode ocorrer devido ao excesso de iodo presente em alguns medicamentos. Mas também pode ser causado pelo surgimento de nódulos na glândula, ao funcionamento mais acelerado da tireoide ou à ingestão dos hormônios da tireoide.

Sinais de tireoide doente

Se você apresenta os sinais a seguir, peça ao seu médico um exame para verificar seus níveis de hormônio tireoidiano.

Queda de cabelo

O desequilíbrio hormonal causado tanto pelo hipotireoidismo, quanto pelo hipertireoidismo pode afetar as células dos folículos pilosos, o que pode levar a queda do cabelo.  A perda é difusa e envolve todo o couro cabeludo, em vez de áreas discretas.

Com um tratamento adequado, o cabelo volta a crescer, embora demore alguns meses.

Dificuldade para emagrecer

O hipotireoidismo retarda o metabolismo e faz outras alterações que podem dificultar a perda de peso. Outros hormônios que influenciam o peso e o apetite também podem sofrer alterações.

Retenção de líquidos

Pessoas com distúrbios na tireoide, como o hipotireoidismo, também estão sujeitas à retenção de líquido, pois a tireoide controla hormônios que contribuem para a regularização dos líquidos no corpo.

Intestino preso

O intestino da pessoa com hipotireoidismo começa a ficar mais lento e ela começa a ter dificuldade para ir ao banheiro. Este é um dos sintomas mais comuns para quem tem hipotireoidismo.

Mudanças no humor

Problemas na tireoide podem afetar o equilíbrio emocional, levando a alterações de humor, irritabilidade, ansiedade, depressão ou até mesmo ataques de pânico.

Alterações no ciclo menstrual

Mulheres com disfunção tireoidiana podem experimentar alterações no ciclo menstrual. O resultado é que tanto os dias do ciclo, quanto o fluxo podem ser alterados.

Fonte: Catraca Livre