Notícias

Foto: Reprodução
Rota do Café: turismo, cultura e desenvolvimento no Cerrado Mineiro
12/05/2025 às 10:02
O programa “Rota do Café”, no Cerrado Mineiro, é uma estratégia que visa aliar a produção cafeeira ao turismo de experiência, promovendo a valorização cultural e econômica da região.
Juliano Tarabal, diretor da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, falou do potencial do turismo como fator de desenvolvimento regional, gerando empregos, fomentando negócios e permitindo que visitantes vivenciem todas as etapas da produção do café, aproximando o consumidor final da realidade das fazendas.
Renato Moreira, analista técnico do SEBRAE, comentou que essa transformação do território em destino turístico é um processo de longo prazo e que exige parcerias. Com apoio técnico e institucional, a Rota do Café já conta com diversas fazendas e experiências urbanas em cidades como Patrocínio e Patos de Minas.
O cafeicultor e artista plástico Mário Alves, proprietário da Fazenda Bom Jardim, exemplifica como a diversidade cultural enriquece o projeto ao integrar arte, gastronomia e música à experiência rural. Para ele, a sua proposta reforça a ideia de que o Cerrado Mineiro é um “distrito econômico do café”, onde excelência, tradição e inovação se unem para criar uma identidade do turismo.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<