Notícias

Foto: Reprodução/Ilustrativa
Campeões Expocacer 2025 celebra a excelência do café do Cerrado Mineiro
24/10/2025 às 10:52
Na noite desta quinta-feira (23), foi realiza a etapa “Campeões Expocacer 2025”, evento que reconhece os melhores cafés produzidos pelos cooperados da cooperativa. A premiação reforça a força da cafeicultura regional e a qualidade do café do Cerrado Mineiro, referência mundial em sabor e tradição.
O presidente executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, destacou o recorde de 282 amostras inscritas neste ano e a criação da nova categoria “Doce Cerrado”. Segundo ele, a evolução anual na qualidade dos cafés mostra o comprometimento dos cooperados e a valorização da Denominação de Origem Cerrado Mineiro.
A presidente do Conselho Administrativo da Expocacer, Mariana Veloso Heitor, ressaltou o orgulho em ver o aumento das amostras, mesmo em um ano desafiador. Ela também comemorou as conquistas de 2025, como a expansão dos hubs internacionais da cooperativa nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Para Sandra Moraes, gerente de cafés especiais da Expocacer, todos os produtores são campeões pelo esforço em alcançar a excelência. Ela destacou que mais de 100 novos cafeicultores participaram desta edição, fortalecendo a representatividade da região no cenário nacional e internacional.
O presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado Mineiro, Gláucio de Castro, ressaltou a importância da intercooperação e das 282 amostras enviadas pela Expocacer entre as 714 inscritas na premiação regional. Ele comemorou também os 20 anos de identificação geográfica e as novidades que valorizam o café do Cerrado.
Já o diretor executivo da Federação, Juliano Tarabal, apontou que a nova categoria “Doce Cerrado Mineiro” celebra as duas décadas de indicação geográfica. Ele destacou ainda a resiliência dos produtores diante das intempéries climáticas e reforçou a necessidade de profissionalização e gestão eficiente na cafeicultura.
O prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro, enalteceu a força do agronegócio e o papel da Expocacer na inovação e no desenvolvimento local. Ele lembrou que o município é o maior produtor de café do mundo, unindo quantidade e qualidade.
Confira os Campeões:
Classificados para a categoria Doce Cerrado que serão reveladas as premiações na edição do 13º Prêmio Região do Cerrado Mineiro, no dia 19 de novembro, em Uberlândia.
DEIVID OLIVEIRA LEANDRO
EDUARDO PINHEIRO CAMPOS
GUIMA CAFÉ (FAZ. SÃO MATHEUS)
CATEGIRIA CEREJA DESCASCADA:
1º LUGAR: MARIA SORAIA GUIMARÃES
2º LUGAR: EDUARDO PINHEIRO CAMPOS
3º LUGAR: DAVID OLIVEIRA LEANDRO
CATEGORIA CAFÉ FERMENTADO:
1º LUGAR: JOSÉ CARLOS QUEIROZ
2º LUGAR: GILMAR FERREIRA PINTO
3º LUGAR: GUIMA CAFÉ (FAZ. SÃO MATHEUS)
CATEGORIA CAFÉ NATURAL:
1º LUGAR: REGINA BORGES GUIMARÃES
2º LUGAR: MARIA CLARA SANTANA DE CARVALHO BORGES
3º LUGAR: WAGNER CRIVELENTI FERRERO E OUTROS
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<
