Notícias

Foto: Filipe Rodrigues

8ª reunião ordinária é marcada por exaltação, descontentamento e encerramento antes de votação de projetos

03/06/2020 às 08:34

Mais uma vez, a reunião ordinária da Câmara Municipal de Patrocínio foi o centro das atenções nesta terça-feira (02).

A reunião, que tinha diversos projetos a serem votados, foi encerrada antes mesmo da votação, isso porque, logo no início da mesma, o presidente da mesa diretora autorizou que o secretário de obras, Jorge Marra, fizesse uso da palavra para responder questionamentos sobre a obra de canalização da avenida João Alves do Nascimento.

O vereador José de Arimateia Neves disse que não concorda com a forma que está sendo feita a avenida João Alves do Nascimento e que mesmo com a obra de canalização, o problema de inundação continuará assolando Patrocínio. De acordo com Ari, “o correto seria a realização da obra com construção de galerias e não a colocação de tubulação”, enfatizou.

De acordo com Jorge Marra, “a obra ficaria em torno de 16 milhões de reais, mas como a mesma está sendo realizada com maquinários e mão de obra próprios, a canalização custará bem menos que o planejado”.

O vereador Paulo Roberto dos Santos, “Panxita”, pediu ao secretário que fosse encaminhado ao gabinete dele o projeto com as informações sobre a empresa que ganhou para desenvolver o projeto e quais engenheiros assinaram o mesmo, “já que o próprio Jorge Marra confirmou que nenhum engenheiro está acompanhando as obras”, disse Panxita. O vereador ainda frisou “como o DNIT vai informar a empresa que licitará o projeto, e a empresa ganha a licitação, qual foi o valor da licitação, que ele mesmo nem sabia o valor da licitação”, acrescentou o vereador Panxita.

Na sua fala, Jorge Marra respondeu o vereador dizendo “O nosso grupo de engenharia em 2016, 2017 não quis elaborar um projeto para fazer esse saneamento. Disseram que nós precisávamos de pessoas mais qualificadas. Eu não disse que eles não quiseram assinar,” justificou.

Durante explanações do superintendente do DAEPA, Ronaldo Correia, os vereadores Alcides Dornelas, Professor Alexandre e Panxita questionaram a ida do superintendente à reunião já que Ronaldo não havia apresentado as respostas dos requerimentos que o vereador Prof. Alexandre pediu, que seriam laudos técnicos trimestrais assinados pelo responsável técnico dos últimos três anos. Em entrevista à Difusora 95, Professor Alexandre pediu desculpas pela exautação durante o encerramento da reunião, já que Ronaldo havia falado, porém o presidente da Câmara Municipal não permitiu questionamentos dos vereadores e antes mesmo de votarem os projetos em pauta, a reunião foi encerrada.

Já Valtinho, durante entrevista, alegou que não sabia que Ronaldo Correia iria estar presente na reunião e que o mesmo iria apresentar laudos técnicos do DAEPA, e posteriormente entregar o laudo para cada vereador. Valtinho ainda ressaltou que o motivo do encerramento da reunião se deu pelo fato de os vereadores estarem com os nervos exautados, e assim realizar uma bagunça generalizada no plenário, sobre a ação do vereador Prof. Alexandre, quando começou a gritar no plenário. Valtinho disse “é uma falta grandíssima de respeito com o servidor público, com um biólogo do DAEPA, que estava aqui para prestar esclarecimentos”, encerrou.

Os projetos que não foram votados durante e reunião serão analisados pelo jurídico da Câmara Municipal, e posteriormente será decidido se haverá a necessidade de marcar uma reunião extraordinária na próxima semana ou se os mesmos poderão ser votados na 9ª reunião ordinária.

Texto: Filipe Rodrigues/ Difusora 95