Notícias

Foto: Ilustrativa

A Federação dos Cafeicultores da Região do Cerrado tem boas expectativas para a safra de café em 2023

11/04/2023 às 15:00

A colheita da safra de café do ano de 2023 já está batendo a porta e com ela cresce a expectativa para a safra deste ano.

Em conversa com a Difusora 95 FM, o superintende dos cafeicultores da região do Cerrado Mineiro, Juliano Tarabal, ressaltou que seguem as estimativas da COLAB, segundo ele esse ano prevê para a região algo em torno de 6 milhões de sacas pra área demarcada. A região do cerrado mineiro tem uma produção melhor do que dos últimos 2 anos “Nós tivemos um grande impacto causado pela geada, seca e pelo granizo, foram produções menores com quebra significativas”, diz.

De acordo com Juliano, esse ano será possível aumentar o patamar de produção, no entanto o cerrado mineiro está um pouco longe do seu potencial máximo de produtividade, pois há muitas lavouras se recuperando, com esses números sendo projetados o mesmo acredita que a realidade vai se enquadrar. Juliano deixa claro que a expectativa com relação as sacas estão entre seis e seis milhões e meio.

O superintendente relatou que em uma comitiva em Curitiba, estava com produtores da região, vários produtores de Patrocínio e outros municípios, a mesma foi feita para lançar os 9 melhores cafés do 10º prêmio da região do Cerrado Mineiro.

Com relação ao evento, foi lotado com público consumidor e uma experiência muito interessante dos produtores da região ter esse contato direto com o consumidor ter a oportunidade de entender melhor as demandas as tendências.

“Nós já estamos preparando a 11° edição do prêmio que vai acontecer no mês de novembro mais que as inscrições terão seu lançamento no mês de junho, vamos trabalhar bastante pra ter novidades e inovações para continuar estimulando a produção de café especial na nossa região”, encerrou Juliano Tarabal.

Texto: Thiago Sodré | Grupo Difusora
Reportagem: Nilton César | Difusora 95