Notícias

Foto: Reprodução

Alunos da Rede Municipal de Ensino serão submetidos ao teste de acuidade visual

12/09/2019 às 16:21

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde e da Rede Municipal de Ensino de Patrocínio passaram na última quarta-feira (11), por uma capacitação para realizar o teste de acuidade visual nos alunos da Rede Municipal de Ensino. A atividade faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), e visa identificar as crianças que tenham déficit visual. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde. Os participantes obtiveram orientações de sinais que devem ser observados nos alunos.

Segundo Gleice Camargo, gerente da Atenção Básica, os profissionais capacitados vão realizar a triagem dos alunos e outras ações do Programa nas escolas municipais. “Se a criança que passar pela triagem for identificada com déficit visual, será encaminhada para o médico especialista da rede conveniada para realização do exame oftalmológico”, conta Gleice.

Teste visual

Os testes de Snellen têm como objetivo avaliar a acuidade visual de uma pessoa e, para isso, utiliza-se a Tabela de Snellen, que recebeu esse nome em homenagem ao oftalmologista holandês Herman Snellen, que a desenvolveu em 1862. Ele pode ser realizado por diferentes profissionais, desde que estes estejam devidamente capacitados.

Texto: Nilton César/Difusora 95