Notícias

Foto: Reprodução

ADA realiza castração de cães e gatos a preço social no mês de fevereiro

28/01/2022 às 10:38

A Associação Defensora dos Animais de Patrocínio (ADA) irá realizar no mês de fevereiro um mutirão de castração de cães e gatos (machos e fêmeas) a preço social. A campanha está prevista para ocorrer no dia 12 do próximo mês.

Em entrevista à Difusora 95 FM, a presidente da ADA, Michelle Pelaquim, explica que esse projeto a preço social é só para pessoas que possuem condições de pagar, que não são inscritas no Cadastro Único, e também para aquelas que têm animais de raça, pois, estes não podem participar do projeto social gratuito.

“Os valores são por peso então a pessoa tem que vir até aqui [no Mercado Municipal] para nós pesarmos o animal para passar os valores para ela, não passa de R$ 500,00”, informou a presidente da Associação.

As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de fevereiro, de acordo com Michelle Pelaquim, para realizar este cadastro basta ir à sede da ADA de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência.

O mutirão de cães e gatos da ADA acontecerá na sede da Associação localizada no Mercado Municipal de Patrocínio.

Castração social gratuita

A presidente da Associação Defensora dos Animais de Patrocínio ressaltou que todo mês a entidade abre vagas para castração dos animais das pessoas que participam do Cadastro Único.

Michelle Pelaquim ainda informou que geralmente não são muitas vagas, pois, são da emenda parlamentar que só cobre castração. Algumas vagas a mais são adicionadas quando sobra verba dessas castrações a preço social.

Importância da Castração

De acordo com informações disseminadas por Michelle Pelaquim, a castração evita a proliferação de animais de rua e também protege a fêmea contra piometra, infecção que dá no útero. Já o benefício para o macho é que evita o tumor de próstata. Na maioria das vezes essas doenças acometem quando o animal já está idoso, não pode mais passar por anestesia e o risco é maior.

Além disso, segundo a presidente da ADA, ajuda no comportamento do animal na questão de fazer xixi, fazer muita bagunça em casa.

Um ponto importante destacado por Michelle Pelaquim é que a castração não pode ser feita nos animais idosos. “O CRMV para mutirões de castração ele exige uma idade. A gente só pode castrar animais de seis meses até sete anos”.

Texto: Maria Gabriela Rabelo/ Grupo Difusora
Reportagem: Fernando Cássio/ Difusora 95