Notícias

Foto: 46° BPM

Adolescente é esfaqueada e mulher morre em ataque em Serra do Salitre; autor é preso pela Polícia Militar

11/02/2026 às 22:24

Uma adolescente foi esfaqueada e sua madrasta morreu após um ataque registrado na tarde desta quarta-feira (11), no Centro da cidade de Serra do Salitre.

Militares foram acionados por socorristas do SAMU e por populares, que relataram que a adolescente havia chegado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) pedindo socorro, com sinais de perfuração por objeto cortante e bastante ensanguentada.

A menor gritava por ajuda para a vítima, que estaria caída em uma residência próxima. No CAPS, os policiais confirmaram que a adolescente, de 13 anos, apresentava ferimentos provocados por golpes de arma branca.

O SAMU prestou atendimento à menor, enquanto a Polícia Militar se dirigia ao local. Durante o atendimento, profissionais constataram que Amanda Maria Machado, de 32 anos, já estava sem sinais vitais.

Testemunhas informaram à Polícia Militar que o autor estaria em uma residência próxima. A guarnição se deslocou até o local e encontrou o suspeito sentado em um cômodo da residência. Próximo a ele havia uma faca, que teria sido utilizada no crime e aparentava ter sido lavada.

O homem foi contido, recebeu voz de prisão em flagrante, e a arma branca foi apreendida.

Segundo as testemunhas, o suspeito atravessou a rua em direção à vítima portando uma faca, mas desistiu de persegui-la e entrou em uma residência próxima.

Em depoimento, a adolescente contou que havia chegado a Serra do Salitre cerca de oito dias antes, vinda de Araxá, para visitar a irmã. Segundo ela, o suspeito teria entrado na casa e insistido em manter relação sexual com a menor, chegando a oferecer dinheiro.

Após a recusa da adolescente, ele teria manifestado interesse em manter relação com a madrasta. Ambas teriam ordenado que ele saísse do local.

Cerca de 30 minutos depois, o homem retornou ao local armado com uma faca, afirmando que mataria as duas. Ele desferiu golpes contra a adolescente, que gritou por socorro. Amanda tentou defendê-la, momento em que a jovem conseguiu fugir em direção ao CAPS.

A adolescente afirmou não ter visto os golpes contra a outra vítima, tomando conhecimento posteriormente do esfaqueamento. O suspeito declarou à Polícia que estava na residência com as vítimas e que todos consumiam bebida alcoólica durante a tarde.

Segundo ele, teria ocorrido uma discussão após a oferta de um cigarro que ele suspeitou ser droga. O homem alegou que Amanda teria feito ameaças e exigido dinheiro, motivo pelo qual pegou uma faca próxima e agiu em legítima defesa.

Ele disse ainda que, após o ocorrido, foi para a casa de um amigo e aguardou a chegada da Polícia. Questionado sobre as lesões na adolescente e a possível perseguição, não respondeu.

Uma testemunha afirmou que o suspeito chegou à sua residência com as mãos sujas de sangue, repetindo que havia matado Amanda.

O homem teria entregue a faca, sentado no chão da cozinha, e aguardado a chegada da Polícia Militar.

A perícia criminal da Polícia Civil constatou preliminarmente que a morte de Amanda ocorreu por perfuração na região do pescoço.

Após a realização dos trabalhos o corpo foi liberado posteriormente para a funerária de plantão.

Botinas usadas pelo suspeito também foram recolhidas para análise.

A adolescente ferida apresentou lesão extensa de aproximadamente 12 centímetros na região torácica direita, além de outros ferimentos superficiais no tórax e pescoço.

Ela permaneceu inicialmente internada no Hospital Municipal de Serra do Salitre e, horas depois, foi transferida para o Hospital Regional Antônio Dias, na cidade de Patos de Minas.

Por ser menor de idade, ficou sob responsabilidade da unidade de saúde e do Conselho Tutelar.

O suspeito foi preso em flagrante e conduzido à delegacia de Polícia Civil, ficando à disposição da Justiça.

Erasmo Cláudio / Difusora 95.3