Notícias
Além dos impactos econômicos, brucelose causa diversos prejuízos à saúde humana
04/11/2024 às 09:26
A brucelose é uma doença infecciosa que afeta, principalmente, bovinos e bubalinos, mas também representa riscos à saúde humana, uma vez que pessoas podem ser infectadas por meio do contato com animais doentes.
A veterinária Rosana Cunha Mendes, coordenadora do escritório regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Patrocínio, disse para o repórter da Difusora 95, Nilton Cesar, que essa doença gera perdas econômicas significativas, tanto pelo impacto na produção quanto pelos custos associados ao controle e tratamento dos animais afetados.
A principal forma de prevenção contra a brucelose é a vacinação obrigatória, que deve ser realizada em fêmeas bovinas e bubalinas entre os 3 e 8 meses de idade. Após a vacinação, os animais recebem uma marca na face, do lado esquerdo, indicando que estão imunizados contra a doença. Além disso, é fundamental que produtores realizem exames de brucelose nos animais adquiridos, garantindo que eles estejam livres da infecção.
No município de Patrocínio, o índice de animais vacinados contra a doença é de mais de 63%, mas o objetivo é alcançar a marca mínima de 80%, garantindo maior proteção ao rebanho e reduzindo o risco de transmissão para seres humanos.
Texto: Allisson Araújo / Grupo Difusora
Reportagem: Nilton Cesar / Difusora 95,3 FM
>>>CLIQUE AQUI E PARTICIPE DO GRUPO DE NOTÍCIAS DA DIFUSORA 95 NO WHATSAPP <<<<