Notícias

Foto reprodução
Alimento comum do dia a dia pode prejudicar a saúde do intestino
30/01/2026 às 16:56
Consumir este alimento em excesso pode causar problemas no intestino como distensão abdominal e gases, afirma nutricionista.
O intestino tem como função participar da digestão e absorção de nutrientes, transformando-os em energia para o corpo. Seu bom funcionamento está ligado à qualidade da alimentação. Por isso, é importante estar atento ao consumo de açúcar branco, que pode prejudicar a microbiota intestinal.
A nutricionista Cibele Santos explica que o açúcar branco (sacarose) é um dos alimentos mais prejudiciais para a saúde do intestino quando consumido diariamente. Isso porque contribui para o desequilíbrio da microbiota (disbiose).
“O açúcar serve de ‘combustível’ para bactérias patogênicas e fungos. Quando essas populações crescem demais, elas suprimem as bactérias benéficas, gerando um desequilíbrio chamado disbiose”, esclarece a nutricionista.
Além disso, o consumo excessivo de açúcar branco pode enfraquecer as junções que mantêm as células da parede intestinal unidas. Segundo Cibele, as consequências envolvem o chamado leaky gut (intestino permeável), o que permite que toxinas e fragmentos de proteínas mal digeridas caiam na corrente sanguínea.
“O açúcar também auxilia na produção de citocinas pró-inflamatórias no trato digestivo, causando desconfortos como distensão abdominal, gases e alteração no ritmo intestinal”, afirma Cibele Santos.
Intestino inflamado = impactos na saúde geral
De acordo com a nutricionista, o intestino é como se fosse o “segundo cérebro” do ser humano, produzindo cerca de 90% da serotonina. Quando esse órgão inflama pelo excesso de açúcar, há alterações no humor, na ansiedade e na clareza mental.
“Muitas vezes, o desejo compulsivo por doces é um sinal de que a microbiota está em desequilíbrio. Reduzir o açúcar não é apenas uma questão estética, é uma estratégia de saúde mental e integrativa”, finaliza Cibele Santos.
Fonte: Metrópoles Vida & Estilo
